Estado destaca iniciativas de moradia sustentável e programas de saneamento durante agendas na conferência climática em Belém
COP30: Amazonas Apresenta ECOLar e Reforça Parceria com BID
Manaus (AM) – Durante agendas na COP30, em Belém (PA), o Governo do Amazonas apresentou iniciativas voltadas à habitação sustentável, saneamento básico e infraestrutura urbana resiliente. O destaque foi o Projeto Amazonas ECOLar, proposta que utiliza resíduos plásticos como matéria-prima para construção de moradias de baixo impacto ambiental.
As reuniões incluíram diálogo com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre investimentos em adaptação climática, segurança hídrica e ampliação de programas existentes no estado.
🌎 Programas Financiados pelo BID
No estande do BID na conferência, foram apresentados resultados dos programas Prosamin+ (Manaus) e Prosai (Maués e Parintins), financiados pelo banco.
Segundo dados oficiais, ao longo de quase duas décadas, o Prosamin reassentou aproximadamente 80 mil pessoas e implantou sistemas de drenagem e saneamento em áreas com histórico de alagação. A instituição destacou esses projetos como referências de urbanização sustentável e redução de riscos climáticos para populações vulneráveis.
Governador do Amazonas
Durante o painel, Wilson Lima ressaltou que o Amazonas vem desenvolvendo projetos que unem saneamento, habitação e recuperação ambiental, com resultados concretos na capital e no interior.
“Acabei de ter uma importante reunião com executivos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que nos ajuda a avançar em políticas públicas de habitação e reassentamento de famílias que moram em áreas de risco como o Prosamin na comunidade da Sharp e Manaus 2000 e o Prosai em Parintins. Projetos como esse ajudam a ampliar a rede de tratamento de esgoto e distribuição de água potável”, afirmou o governador.
♻️ ECOLar Transforma Resíduos Plásticos em Moradias Sustentáveis
O que é o Amazonas ECOLar e qual o seu potencial de impacto?
O Amazonas ECOLar é uma iniciativa pioneira que propõe o uso de resíduos plásticos urbanos na produção de blocos estruturais para a construção de habitações populares. O potencial do projeto combina o enfrentamento ao déficit habitacional do estado com a solução para o descarte de lixo, promovendo a economia circular e a geração de renda na cadeia de reciclagem de Manaus.
Esta iniciativa, anunciada na COP30, prevê a instalação de um centro de reciclagem em Manaus com capacidade estimada para processar 80 toneladas de plástico mensalmente. O material será convertido em blocos estruturais utilizados na construção de aproximadamente 10 casas por mês, cada uma com 50 m².
O projeto inclui compra de resíduos de cooperativas de catadores, trazendo impacto direto na geração de renda da cadeia de reciclagem. Entre as características técnicas das moradias estão:
Resistência à umidade e ao fogo
Montagem em até cinco dias
Uso de material reciclado como estrutura principal
De acordo com Anette Kilmer, representante do BID, projetos que conectam a infraestrutura urbana à redução de vulnerabilidades climáticas são cruciais para a Amazônia. Além disso, o ECOLar se configura como um exemplo concreto de economia circular aplicada à habitação popular, acrescentou.
🗺️ Habitação, Saneamento e Adaptação Climática como Eixos Integrados
Além da apresentação técnica, o estado reforçou que programas de habitação e saneamento são considerados parte da estratégia de adaptação climática — especialmente em áreas sujeitas a enchentes sazonais e erosão.
No encerramento da participação, o Governo do Amazonas integrou o lançamento da Estratégia Amazônia 2050, iniciativa do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, com diretrizes compartilhadas sobre bioeconomia, energia limpa e infraestrutura verde.
Participaram das agendas representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitanos, da UGPE e da Defesa Civil.




Leia mais:
- Saneamento básico, um tema importante para a COP30
- CIEAM leva à COP30 exemplos de indústria sustentável e reforça modelo amazônico de ESG
- Prefeito de Manaus apresentará projeto de ecobarreiras na COP30, em Belém
- COP30 na Amazônia: o sonho de Mestrinho e o dever de um novo ciclo civilizatório
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431