Manaus -AM – Em um mês dedicado à conscientização sobre o diabetes, o Governo do Amazonas destaca a importância do programa “Pé Diabético”, um serviço essencial para pacientes com complicações nos pés, uma das condições mais graves do diabetes. Em 2023, o programa realizou 20.480 atendimentos e 31.706 procedimentos de curativos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos diabéticos do estado.
Programa Pé Diabético da SES-AM: Atendimento Integral e Humanizado
Programa Pré-diabético no Amazonas
O programa Pé Diabético é oferecido em seis policlínicas do Estado, com o objetivo de fornecer cuidados multiprofissionais. Este serviço essencial envolve angiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros.
Em 2023, as policlínicas Codajás, Dr. Danilo Corrêa, Governador Gilberto Mestrinho, Dr. José Lins, Antônio Aleixo e Zeno Lanzini se tornaram pontos de referência para o atendimento especializado no tratamento de feridas e úlceras relacionadas ao diabetes.
Prevenção e Cuidado Diários: Dicas de Especialistas
A enfermeira Gina Gaspar da Policlínica Codajás, reforça a importância de cuidados diários, como verificar os pés, hidratar a pele, manter uma alimentação saudável, controlar a glicose e regularizar o uso de insulina. Essas práticas preventivas são essenciais para evitar o agravamento do pé diabético e suas complicações.
Serviço: Onde Encontrar o Programa Pé Diabético
O programa Pé Diabético está disponível para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham diabetes e que sejam referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Serviço
O programa está disponível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de diabetes, que sejam referenciados para atendimento especializado, após avaliação e encaminhamento da atenção primária, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou após alta referenciada de uma das unidades hospitalares estaduais.
As Policlínicas que oferecem o programa Pé Diabético estão localizadas nos seguintes endereços:
- * Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, no Centro, zona sul;
- * Policlínica Antônio Aleixo, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste;
- * Policlínica Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul;
- * Policlínica Dr. José Lins, bairro Redenção, zona centro-oeste;
- * Policlínica Zeno Lanzini, bairro Tancredo Neves, zona leste;
- * Policlínica Danilo Corrêa, bairro Cidade Nova, zona norte.