PARINTINS (AM) – Frases de união e emprenho marcaram a entrega dos projetos de alegorias para o grupo de artistas de galpão do Boi Garantido para defender o tema “Garantido, Por Toda a Vida”, no Festival Folclórico de Parintins 2023.
A concepção artística das estruturas alegorias foram repassadas para cada artista de ponta na tarde desta segunda-feira (6), no auditório Vavazinho da Cidade Garantido. Essa é a primeira etapa de execução do projeto de arena 2023 para as três noites na arena do Bumbádromo, um trabalho da Diretoria e da Comissão de Artes que disponibilizam aos artistas os projetos referentes a lendas, rituais, figuras típicas e celebrações.
“Muito feliz com a presença de todos os artistas e com o compromisso de união e de um excelente trabalho este ano. Agora é fazer um grande trabalho. Do lado da diretoria é trabalhar para que não falte a matéria-prima que eles precisam para fazer sua arte e orgulhar a nação vermelha e branca”, ressaltou o presidente do bumbá Antônio Andrade Barbosa, que também assume a coordenação geral da Comissão de Artes.
Para o coordenador alegórico do Garantido, Pablo de Souza, esse é momento de iniciar a execução de parte do projeto pensado e elaborado há meses para mostrar um grande espetáculo no festival deste ano.
“Essa é a proposta. É a união, é trabalhar e deixar o resultado falar pela gente. A partir de agora até a entrada em galpão, no próximo dia 13, é para tirar todas as dúvidas com relação a cada projeto”, disse Souza.
Para o vice-presidente da Comissão de Artes, Allan Rodrigues, a temática de 2023 “Garantido, Por Toda Vida” traz um conceito emblemático, de muitos significados e simbologias. É uma expressão de amor particular que cada torcedor encarnado busca manifestar através de sorrisos, abraços e beijos, uma emoção indescritível que aguça o ser ao ver o boi de veludo evoluir. Demonstração que atinge os limites físicos do corpo a ponto de enfrentar chuva e ventanias, trovões e um sol escaldante, expondo seu afeto e carinho ao boi do coração na testa.
“O projeto de arena vem sendo planejado para abraçar a emoção do torcedor e mostrar a garra e magnitude da nação vermelha e branca”, ressalta. “Se emocionar de felicidade é o nosso objetivo como comissão, trazer um espetáculo vibrante para a nação encarnada”, disse Rodrigues.
Durante a reunião foi compartilhada orientações de como foi fundamentado o processo de estudo e pesquisa da Comissão de Artes ao longo dos últimos meses.
“O Garantido só se fortalece e estamos com um time de grandes profissionais e tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho no festival de 2023. Agora é colocar o projeto em prática e ser campeão dentro da arena”, afirmou o artista Glemberg Castro.
Na explanação para os artistas foi explicado o que consta no caderno de projeções, a sequência de acontecimentos que contribuem tanto para o desenvolvimento logístico quanto para os critérios de avaliação.
Este ano, o Boi Garantido conta um time de artistas responsáveis pela elaboração das alegorias, formado por Ozéas Bentes, Netto Barbosa, Glemberg Castro, Carivardo Vieira, Bras Lira, Emerson Brasil, Pingo de Souza, Francinaldo Guerreiro, Jucie Santos, Tárcio Vieira, Marcel Souza, Vandir Santos e Sebastião Cardoso.
*Com informações da assessoria