Aos 31 anos, ex-auxiliar do Pouso Alegre estreia como técnico profissional e assume o Gavião Real com foco em reconstrução e competitividade
João Silva assume o comando do Manaus FC para 2026
Manaus (AM) – O Manaus FC anunciou, nesta terça-feira (11), o novo comandante para a temporada de 2026. O escolhido pela diretoria esmeraldina é João Silva, de 31 anos, que terá sua primeira experiência como técnico profissional após atuar como auxiliar no Pouso Alegre (MG).
Ele assume a equipe que disputará o Campeonato Amazonense, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro no próximo ano.
Trajetória e experiência no futebol nacional
Com rodagem em comissões técnicas do futebol mineiro, João Silva trabalhou no Pouso Alegre durante a Série C de 2023, ao lado de Roger Silva — ex-treinador do próprio Manaus. Na ocasião, participou de 11 partidas, somando três vitórias, três empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 36,3%. A saída da comissão ocorreu após a derrota para o Amazonas FC, pela 11ª rodada da competição.
“É o primeiro trabalho do João, mas quem vive com ele no dia a dia sabe que é um cara que vai ser um grande técnico. O Manaus nunca teve medo de arriscar, temos que ter um nível de loucura até onde podemos ir. O João sabe o que entendemos de jogo e sabe o que é o Manaus”, declarou o vice-presidente de futebol do clube, Giovanni Miranda.
Nova comissão técnica do Gavião Real
Além do novo comandante, o Manaus FC confirmou a nova equipe técnica:
- Auxiliar Técnico: Marcus Vinícius (52 anos, ex-Santo André-SP)
- Preparador Físico: Guilherme Melhado (41 anos, ex-Manaus FC)
- Treinador de Goleiros: Vanderlei Belarmino (58 anos, ex-Cianorte-PR)
- Analista de Desempenho e Mercado: Lucas Araújo (27 anos, formado no Manaus FC)
Natural de Campinas (SP), João começou a carreira no Cruzeiro, em 2018, como analista de desempenho nas categorias de base. Passou por Inter de Limeira, Athletic-MG e novamente pelo Pouso Alegre, conquistando títulos e experiências que agora o credenciam ao desafio em Manaus.
Expectativas e primeiros desafios
“É uma alegria enorme estar de volta ao Manaus, ainda mais assumindo o comando técnico. É um grande desafio, mas também uma oportunidade que encaro com motivação e confiança. Conheço bem a estrutura e o clube, o que faz toda a diferença para construirmos um trabalho sólido. O objetivo é ser uma equipe competitiva, com intensidade, identidade e que represente o torcedor dentro de campo”, destacou João Silva.
Novos patrocinadores e foco em 2026
Durante a coletiva, o Gavião Real anunciou novas parcerias com a BLUERAY Energy Drink e a Manauara Sports, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e o fortalecimento do esporte local.
“Apostamos no Manaus FC porque percebemos o carinho e a dedicação da diretoria. É assim também que administramos nossa empresa e temos certeza de que essa parceria vai render frutos dentro e fora de campo”, disse Fernando Vilas, CEO da BlueRay.
Elenco para a próxima temporada
O clube confirmou a permanência de sete atletas: o goleiro Holliwer, o zagueiro Gutierrez, os volantes Gilson Alves e Emerson Bombado, e os atacantes Railan, João Tataccioli e Jonas.
Entre os reforços, retornam os meias Gabriel Correia e Adenilson. A diretoria segue no mercado para fechar o grupo que disputará os principais torneios de 2026.
📍 Contexto Amazonense:
O Manaus FC segue como uma das principais forças do futebol regional, representando o Amazonas nas competições nacionais e consolidando um modelo de gestão que busca equilíbrio entre desempenho técnico e sustentabilidade financeira.
Leia mais notícias sobre futebol
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
