Manifestação de Bolsonaro comprovou os valores e práticas da democracia do Brasil

Se existia alguma dúvida sobre o período mais democrático da história política do Brasil, isso não tem mais sentido, pois o evento realizado por Jair Bolsonaro e por seus aliados, em São Paulo, só demonstrou a solidez do nosso Estado Democrático de Direito.

Data:

Compartilhe esse post:

Por Carlos Santiago*

Se existia alguma dúvida sobre o período mais democrático da história política do Brasil, isso não tem mais sentido, pois o evento realizado por Jair Bolsonaro e por seus aliados, em São Paulo, só demonstrou a solidez do nosso Estado Democrático de Direito.

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma convocação aos seus adoradores, aos seus aliados políticos e às lideranças religiosas para comparecerem à avenida Paulista/SP, no último dia 25, para a defesa “do nosso Estado Democrático de Direito”.

Ele e seus seguidores usaram fartamente redes sociais, a força política do governo de São Paulo, da prefeitura de São Paulo e de partidos políticos para a realização do evento, e a grande estrutura policial para manter a segurança e a paz dos participantes do evento.

Sem Censura

Eles não foram censurados, as pessoas presentes no evento se movimentaram livremente, nenhuma autoridade do poder judiciário e do ministério público criou dificuldades para a manifestação. Os maiores jornais do país publicaram os discursos e fotos da manifestação. Além de boa cobertura das TVs abertas e de assinantes.
Tudo aconteceu como tinha que acontecer numa democracia que respeita a livre organização e a liberdade de expressão, bem diferente de outros países em que os opositores do governo central sequer disputam eleições e não possuem liberdade de expressão e de organização.

Num país democrático a liberdade de expressão é uma garantia da Constituição, assim como o uso dos direitos de forma negativa tem a responsabilização criminal, civil e política. Ninguém tem liberdade para injuriar, caluniar, difamar e promover e participar de atos golpistas contra o estado democrático de direito.

Então, para que o país mantenha esses valores e práticas democráticas, os envolvidos em tramas golpistas contra a democracia precisam responder pelos seus atos, independentemente de crença, patente e ideologia política.

E, ainda, nenhum cidadão pode estar acima da lei, todos estão submetidos ao império das leis, diferente das monarquias absolutas em que a vontade de um rei ou rainha era o que prevalecia. E, nas ditaduras golpistas, poucos mandam e o exército, sem obedecer a quaisquer direitos humanos, é utilizado para matar os opositores.

No Brasil, presidentes já sofreram impeachments, outros foram presos e julgados. Por isso, quem agiu contra os interesses da coletividade, contra a democracia, contra o funcionamento dos poderes da República e tramando golpes para se manter no Poder, deve ser denunciado, julgado com os direitos do contraditório e da ampla defesa.
A nossa democracia já se mostrou forte, resistente e tem força institucional.

Os poderes da República estão funcionando com autonomia, nenhum partido político está na clandestinidade, a imprensa faz o seu trabalho, temos eleições periódicas para escolha dos governantes. Por isso, o passado de golpes contra a democracia não pode voltar.

Sociólogo, Advogado e pós-graduado em Ciência Política.

Leia mais:

É possível alcançar a felicidade?

O Pálido Ponto Azul e a Mensagem de Carl Sagan

Barbárie amazônica, omissões e homenagens

Carlos Santiago
Carlos Santiago
Carlos Santiago, articulista do Portal Meu Amazonas, é Sociólogo, Analista Político e Advogado.

Matérias Relacionadas

CAS da Suframa analisará projetos com R$ 3,18 bilhões em investimentos para Manaus

As propostas também estimam faturamento de R$ 26,9 bilhões e potencial de geração de 1.126 empregos ao longo dos próximos três anos

Jovem é preso suspeito de tentar matar mãe envenenada para herdar herança

Um jovem de 22 anos, identificado como Nicolas dos Santos Nunes, foi preso pela Polícia Civil de São Paulo sob a acusação de tentar assassinar a própria mãe adotiva por envenenamento

Câmeras flagram falsos ambulantes vendendo drogas em Parintins

Manaus (AM) - Duas prisões em flagrante por tráfico de drogas marcaram a madrugada desta sexta-feira (26) em...

Prefeitura amplia sinalização viária e reforça segurança no trânsito em Manaus

A Prefeitura de Manaus intensificou os serviços de implantação e revitalização da sinalização viária em corredores estratégicos e vias de grande circulação. A iniciativa busca melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.