Manaus (AM) – Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resultou na prisão de 18 pessoas envolvidas em homicídios qualificados e extorsão mediante sequestro. A ação foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), e incluiu as cidades de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e São Bernardo do Campo (SP).
Detalhes da Operação Housekeeping 2
Segundo o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, a operação foi uma força-tarefa histórica, alcançando um recorde de prisões para a especializada. Em 2022, na primeira fase da ação, 17 pessoas haviam sido presas.
“Essa força-tarefa só foi possível graças ao empenho das delegacias de Presidente Figueiredo, Iranduba, São Bernardo do Campo, do Cerco Inteligente da Secretaria de Segurança e do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ)”, declarou Cunha.
Entre os presos, Josivaldo de Oliveira Ruas, 38, conhecido como “Lacraia”, foi capturado na zona norte de Manaus. Ele é investigado por sequestrar e torturar uma vítima de 40 anos no bairro Tancredo Neves. Josivaldo já tinha passagens por roubo, furto e homicídio.
Prisões de destaque
O delegado Fernando Damasceno informou que Giovanne da Silva Andrade, 28, condenado por roubo e tráfico de drogas, também foi preso. Ele é suspeito do homicídio de Ezequiel Souza da Silva, 19, ocorrido no bairro São José Operário. Giovanne e o irmão da vítima teriam cometido o crime após desentendimentos envolvendo usuários de drogas.
Outra ação importante da operação resultou na prisão de Matheus Rodrigues de Almeida, Luna Mendonça Sales e João Mário dos Santos Nascimento, investigados por envolvimento no sequestro e homicídio de David Renan, no bairro Nova Cidade. Matheus e Luna forneceram veículos aos criminosos, enquanto João Mário foi preso em flagrante por tráfico em Presidente Figueiredo.
Operação Resolution e prisões adicionais
No dia 12/11, durante a Operação Resolution, foram presos:
- Emily Priscila Nogueira Barroso, 22
- Janderlane Aguiar Carneiro, 30
- Jarlane da Silva Pinheiro, 23
- Lucas Batista de Araújo, 31
- Rebeka de Menezes Belém, 33
O grupo é investigado por extorsão mediante sequestro contra um cidadão norte-americano em Iranduba.
Outros presos foram capturados em São Bernardo do Campo (SP) com apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), incluindo John Lennon Sousa da Silva (“Lacraia”) e Raymar Pereira Pinto, ambos com mandados de prisão por homicídio.
Além disso, Andreza Carneiro Santos, 27, foi presa por tráfico de drogas em Presidente Figueiredo, e Luan Serrão da Silva, 33, teve mandado de prisão cumprido em Manaus por homicídio.
Audiência de custódia
Todos os presos passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
VÍDEO
LEIA MAIS NOTÍCIAS POLICIAS DO AMAZONAS
Homem é preso por agenciar menores e ganhar R$ 100 por programa em Manaus
Preso em Manaus homem envolvido em extorsão mediante sequestro
Trio é preso por agiotagem e ameaças a comerciantes em Juruá
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
