O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve em Brasília nesta segunda-feira (17/04) para apresentar propostas que visam combater a violência nas escolas e incentivar uma cultura de paz entre os estudantes. O objetivo é conseguir o apoio do Governo Federal para implementar medidas como investimentos em inteligência, reforço da assistência psicossocial e conscientização social. As propostas foram reunidas após a implantação, há uma semana, do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise).
Segundo o governador, entre as propostas apresentadas estão o projeto “Escola Nota 10”, o projeto “Escola Segura, Aluno Cidadão”, a aquisição de ferramentas tecnológicas de inteligência, o reforço nos quadros temporários de profissionais da área psicossocial para execução do projeto “Acolher” e a realização de uma campanha de comunicação nacional.
O Nise, com o apoio das forças de segurança do estado e da ação de Inteligência, identificou 68 adolescentes envolvidos na propagação de ameaças de ataques a escolas. Uma parcela dos apreendidos responderá por atos infracionais análogos a atos preparatórios para terrorismo.
O Governo do Amazonas também trabalha junto às famílias para envolvê-las na atenção e acompanhamento dos estudantes, como vistoriar mochilas e materiais escolares, conteúdos acessados na internet, redes sociais e grupos de WhatsApp e manter um diálogo próximo e acolhedor. Foi criada uma linha direta de contato para denúncias sobre violência nas escolas pelo WhatsApp do Nise e e-mail.
Título: Governo do Amazonas apresenta propostas para combater violência nas escolas em Brasília.