MANAUS (AM) – Nesta segunda-feira (13), o Corpo do Bombeiros, por meio do coronel Muniz, informou que a lama causada pelo deslizamento de barranco no Jorge Teixeira, Zona Leste, atingiu 2 metros de altura. O deslizamento deixou casas soterradas e oito mortos no domingo (12).
“Vamos continuar fazendo a remoção da terra e do entulho até termos certeza de que não tem mais pessoas aqui. Isso em cima das vítimas foi algo em torno de 1,5 metro a 2 metros”, disse o coronel.
O governador Wilson Lima esteve na noite de domingo (12), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, acompanhando o trabalho das equipes de resgate que atuam no deslizamento de terra que atingiu residências no local. Wilson Lima informou que toda a estrutura do Estado está mobilizada na busca de possíveis vítimas e no atendimento dos moradores afetados pelo desabamento.
“Assim que soube do ocorrido determinei que o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estivessem aqui. Assim como temos o apoio da polícia militar e da assistência social, nesse momento, para auxiliar a prefeitura de Manaus nos procedimentos necessários para atender essas famílias”.
A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou, neste domingo, (12), o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência das fortes chuvas e de um desbarrancamento que aconteceu à noite na rua Pinto D’Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, onde 11 casas teriam sido soterradas. O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve no local acompanhando os trabalhos de resgate que entraram pela madrugada desta segunda-feira, (13), dando toda assistência da prefeitura às famílias afetadas.
“Hoje atuamos em 25 ações prioritárias e, para essa área, não teve nenhuma ligação, nenhum chamado no CCC. Infelizmente, no início da noite, teve esse desmoronamento. Segundo os moradores, muita chuva no local (do deslizamento de terra). É muita tristeza, já temos nove vítimas e nós estamos aqui com todas as secretarias integradas para dar todo o suporte possível”, lamenta o prefeito.
*Com informações da assessoria