MANAUS (AM) – O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou nesta quarta-feira (12) a ativação do primeiro implante coclear no estado, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente, um menino de quatro anos, recebeu os implantes nos dois ouvidos no início de março e aguardou em casa a cicatrização.
A unidade é a primeira da rede pública de saúde do Amazonas a ser capacitada para a realização deste tipo de procedimento. O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, acompanhou a ativação do aparelho e comemorou o sucesso do implante.
“É uma emoção muito grande, um momento histórico. O implante desse aparelho na criança, que agora vai começar a ouvir, causa uma emoção e nos faz ter mais responsabilidade, mais dedicação. Esse é o nosso objetivo, a gente trabalha para isso”, disse o secretário de Saúde.
Bastante emocionada, a mãe da criança, Roberta Oliveira, falou sobre o momento especial da ativação e o que planeja daqui para frente. “Eu achava que a reação dele ia ser outra, que ele ia chorar. Estou muito feliz, daqui para frente é fazer as terapias. Meu sonho é ouvir ele me chamar de mãe, porque eu já não acreditava mais. Vai ser minha alegria ouvir meu filho falar”, disse.
Histórico
No início de março, o governador Wilson Lima anunciou a realização do procedimento cirúrgico pelo Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. Na ocasião, lembrou que quando assumiu o governo, em 2019, a unidade funcionava com apenas 30% da sua capacidade e que, atualmente, após uma série de investimentos, conta com 100% de sua estrutura apta em funcionamento.
A cirurgia é considerada de alta complexidade por necessitar de uma rede de diagnósticos e um hospital capacitado com equipamentos especializados na área, e uma equipe grande de acompanhamento para que o paciente receba apoio para o resto da vida, seja para manutenção do aparelho ou para ajustes de reabilitação auditiva e oral.
- Senador Omar defende aumento das ações emergenciais do Governo Federal no AM
- Docente da Ufam representa o Amazonas em Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade
- MPE pede anulação do registro de candidatura de Adail Pinheiro em Coari
- Justiça do Amazonas mantém condenação ao Estado por morte na crise de oxigênio em 2021
- Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza evento solidário no Amazonas