Governo anuncia nova e ampliada edição do projeto ‘Parintins Galeria Cidade Aberta’

A proposta visa a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto

Data:

Compartilhe esse post:

PARINTINS (AM) – Parintins vai ganhar dez novos murais em nova edição do projeto “Galeria Cidade Aberta”, iniciado em 2022. Na ocasião, a iniciativa buscava ampliar, para além do Bumbódromo – onde acontece todos os anos o Festival Folclórico de Parintins – as atividades culturais, ajudando assim a formatar um circuito cultural na ilha.

O governador Wilson Lima ressalta que o projeto dá mais visibilidade ao talento dos artistas da Ilha Tupinambarana. “Parintins tem um potencial enorme para as artes e o que nós estamos fazendo é dar condições para que os visitantes conheçam toda essa capacidade do artista parintinense. Durante o Festival, o Governo amplia a visibilidade desses talentos para quem visita a Ilha”, afirma o governador.

A receptividade dos murais foi enorme por parte da população e dos turistas que transitam pela cidade, não apenas durante a festa dos Bumbás, mas também ao longo dos outros meses do ano. Além de revitalizar espaços antes maltratados, a iniciativa também se tornou uma vitrine para vários talentos locais, alguns ainda jovens e outros já bastante experientes com o grafite e o muralismo.

Na temporada de 2023, está prevista a revitalização de outros 10 muros, além de seis novos projetos artísticos. A proposta, apoiada pela Coca-Cola Brasil, visa a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto, proporcionando um espaço democrático de acesso às artes.

Conforme explica Marcos Apolo Muniz, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, a iniciativa é também uma forma de integrar na temporada bovina artistas visuais que não estão atuando diretamente nas agremiações folclóricas.

“Essa concepção da cidade como uma galeria a céu aberto é muito rica e quer levar as pessoas a enxergar os espaços públicos de uma forma mais instigante: como lugares de democratização do acesso às artes. Também dá a oportunidade a artistas que não estão diretamente ligados aos projetos dos bumbás para a arena de também participar do festival”, afirma o secretário.

Na mesma direção, o curador do projeto, Diego Omar, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destaca a importância do projeto.

“A ideia é estimular criações que tenham a ver com as identidades locais, de tal forma que a população se reconheça no que está pintado nos murais”, explica o curador.

“Neste ano, reforçamos a presença dos bumbás nos murais, sem deixar de lado as várias outras manifestações da cultura parintinense, com seus traços indígenas e caboclos e, também, com a arte que vem das periferias da cidade”, afirma Diego Omar.

Mural Brasil futuro ancestral

Outra novidade é a fachada do Bumbódromo voltada para a avenida Paraíba, que também ganhará um grande mural, assinado por Pito Silva. Essa também é uma continuidade do trabalho iniciado em 2022, quando a fachada principal recebeu o mural “Vitória da Cultura Popular”, pintado pela dupla Curumiz.

Agora, a proposta é pintar o lado voltado para a concentração dos Bois, que corresponde também ao “lado novo” na cidade que é, inclusive, um dos espaços de maior circulação urbana, com a “praça dos Bois”. E com uma nova temática, que sinaliza, desta vez, para o outro Brasil que renasce – o Brasil indígena.

Segundo Pito Silva, a concepção do trabalho está baseada na ideia de criar uma nova identidade nacional. “Um país que tenta redescobrir o futuro sem deixar ninguém para trás; e que encontra nos povos da floresta o melhor exemplo de vida plena, para todos, e no encontro das gerações uma potência, que nos ajuda nessa reinvenção necessária de quem nós somos”, define.

As atividades de revitalização dos murais de 2022 e de criação dos novos murais começaram no dia 27 de maio e se estendem até meados de junho.

LEIA MAIS:

Portal Meu Amazonas
Portal Meu Amazonashttps://portalmeuamazonas.com.br
O Portal Meu Amazonas é um veículo digital de jornalismo sediado em Manaus, dedicado à cobertura do Amazonas e da Amazônia. Produz notícias, reportagens, análises e conteúdo de serviço sobre política, economia, cidades, meio ambiente, cultura, segurança, saúde e temas que impactam a população da região.

Matérias Relacionadas

Vídeo mostra briga e vítima prometendo ‘encher de facadas’ suspeito de crime em Manaus

Um novo vídeo revela que Rafael Souza ameaçou "encher de facadas" Eduardo Klem antes de ser morto. O suspeito se entregou nesta sexta-feira e alegou legítima defesa.

VÍDEO: Suspeito de matar funcionário de condomínio se entrega à polícia em Manaus

Eduardo Henrique Nobre Klem, de 54 anos, chegou de mototáxi na DEHS nesta sexta-feira. Ele é suspeito de matar o funcionário Rafael Santos a facadas.

VÍDEO: Pancadaria generalizada em casa de shows deixa feridos e quebra-quebra em Manacapuru

Confusão em estabelecimento no bairro Terra Preta teve arremesso de garrafas e agressões. Polícia de Manacapuru investiga o caso.

VÍDEO: Bebê é resgatado com vida de escombros após terremotos na Venezuela

Terremotos de magnitude 7,5 causaram 188 mortes na Venezuela. Vídeo flagrou moradores retirando um bebê vivo de prédio que desabou no litoral.