Governo do AM realiza resgate aeromédico de paciente com obesidade mórbida

Manaus -AM – Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado e da Secretaria de Saúde (SES-AM), realizou um resgate aeromédico na zona rural de São Benedito de Urucarazinho, município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus. A paciente, uma mulher de 39 anos com […]

Data:

Compartilhe esse post:

Manaus -AM – Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado e da Secretaria de Saúde (SES-AM), realizou um resgate aeromédico na zona rural de São Benedito de Urucarazinho, município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus.

A paciente, uma mulher de 39 anos com obesidade mórbida, levada para o Hospital 28 de Agosto, localizado no bairro Adrianópolis, na zona centro-sul de Manaus, contou com resgate especial.

Ação de Resgate

Devido à gravidade da situação, equipes de resgate mobilizadas, incluiram especialistas do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) e agentes da Defesa Civil, em colaboração com a SES-AM.

A operação contou com o apoio da Manaus Aerotáxi e do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro (4º Bavex). Por volta das 8h, a aeronave HM-2 Black Hawk decolou para realizar o resgate em Urucurituba.

O tenente da Defesa Civil, Micael Ferreira, ressaltou que a estiagem severa no Amazonas tem impactado a população de diversas maneiras.

O acesso a algumas comunidades só é possível por via aérea, especialmente em situações de emergência.

“Nós recebemos essa ocorrência através do Corpo de Bombeiros, e, em decorrência da operação estiagem, do Comitê de Enfrentamento a Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais, conseguimos realizar o resgate. Contamos com o apoio incondicional das Forças Armadas, do Exército Brasileiro, da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros”, explicou o tenente.

Estado de Saúde da Paciente

A paciente resgatada, Geinara Barros, é hipertensa, diabética e asmática. Segundo a secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Mônica Melo, a equipe médica estava em contato com a unidade de saúde desde o dia anterior, garantindo um acolhimento adequado.

“Ela foi muito bem acolhida, com leito reservado e uma equipe multiprofissional pronta para realizar a tomografia. Estamos organizando sua recepção como prioridade, para garantir uma atualização do quadro clínico e a melhor assistência à saúde”, afirmou Mônica Melo.

Comitê de Enfrentamento à Estiagem

O Governo do Amazonas instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais para coordenar ações de prevenção, preparação, mitigação e resposta a desastres causados pela estiagem. Essas iniciativas fazem parte da Operação Estiagem 2024, lançada pelo governador Wilson Lima em 5 de julho.


Leia mais:

Portal Meu Amazonas
Portal Meu Amazonashttps://portalmeuamazonas.com.br
O Portal Meu Amazonas é um veículo digital de jornalismo sediado em Manaus, dedicado à cobertura do Amazonas e da Amazônia. Produz notícias, reportagens, análises e conteúdo de serviço sobre política, economia, cidades, meio ambiente, cultura, segurança, saúde e temas que impactam a população da região.

Matérias Relacionadas

CAS da Suframa analisará projetos com R$ 3,18 bilhões em investimentos para Manaus

As propostas também estimam faturamento de R$ 26,9 bilhões e potencial de geração de 1.126 empregos ao longo dos próximos três anos

Jovem é preso suspeito de tentar matar mãe envenenada para herdar herança

Um jovem de 22 anos, identificado como Nicolas dos Santos Nunes, foi preso pela Polícia Civil de São Paulo sob a acusação de tentar assassinar a própria mãe adotiva por envenenamento

Câmeras flagram falsos ambulantes vendendo drogas em Parintins

Manaus (AM) - Duas prisões em flagrante por tráfico de drogas marcaram a madrugada desta sexta-feira (26) em...

Prefeitura amplia sinalização viária e reforça segurança no trânsito em Manaus

A Prefeitura de Manaus intensificou os serviços de implantação e revitalização da sinalização viária em corredores estratégicos e vias de grande circulação. A iniciativa busca melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.