Manaus (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde Pública, realizou uma reunião urgente na última sexta-feira, 02/02, para abordar a crise no Hospital 28 de Agosto.
O encontro, sediado no MPAM, contou com representantes do hospital, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), do Fundo Estadual de Saúde (FES) e da empresa de serviços de saúde MADIM.
Falhas apontadas
Durante a reunião, a MADIM apontou a falta de pagamento dos profissionais médicos e técnicos terceirizados na unidade de saúde.
Sérgio Chalub, Diretor da MADIM, destacou a irregularidade nos pagamentos, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais devido à escassez de insumos básicos, mesmo após um acordo feito pela Casa Civil.
Luissandra Chíxaro de Menezes, Promotora de Justiça, afirmou que a audiência teve o objetivo de tomar conhecimento de tratativas entre o Estado e a empresa para retomar plenamente os serviços.
Uma nova audiência está marcada para esta terça-feira, 06/02, com a participação da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), SES-AM, FES e MADIM, buscando soluções para assegurar o adequado funcionamento dos serviços de imagem no Hospital 28 de Agosto.
“A audiência foi realizada para tomarmos conhecimento da existência de alguma tratativa entre o Estado e a empresa prestadora de serviço, para que o setor volte a funcionar em sua plenitude. Marcamos um novo encontro com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Fazenda e o Fundo Estadual de Saúde, para que todos os responsáveis sentem à mesa e justifiquem qual ação proposta para sanar essa paralisação,” afirmou Luissandra Chíxaro de Menezes, Promotora de Justiça.
Estiveram presentes na reunião Luissandra Chíxaro de Menezes, Fabrício Carvalho (Assessor Jurídico da SES-AM), Ellen Gadelha (Diretora do Hospital 28 de Agosto), Getro Felipe Simões Lêdo (Secretário Executivo do FES) e Sérgio Chalub (Diretor da MADIM).
O MPAM busca resolver os impasses e garantir a continuidade dos serviços essenciais na unidade de saúde.
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus