MANAUS (AM) – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), montou um plano de trânsito e transporte devido à realização da 29ª edição da “Marcha para Jesus”, tradicional evento religioso que acontecerá no sábado, 10/6, e que neste ano terá o tema “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”.
Condutores e usuários do sistema de transporte público de Manaus, que trafegam pelas vias da zona Centro-Sul da capital, devem ficar atentos a mudanças temporárias. Cerca de 160 agentes de trânsito estarão posicionados para monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.
A programação iniciará às 12h, na rua Ferreira Pena (praça da Saudade), Centro, no trecho entre as avenidas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher. Em seguida, começará o trajeto pelas avenidas Ayrão, Constantino Nery no sentido Centro/bairro, indo para a Pedro Teixeira e finalizando no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o sambódromo.
O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes, e os veículos e os ônibus do sistema de transportes serão desviados para outros itinerários.
Vias interditadas de 12h até as 17h
Os agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus estarão monitorando e vão interditar as seguintes vias: rua Ferreira Pena entre a rua Ramos Ferreira e avenida Ayrão, entre a rua Comendador Clementino e avenida Constantino Nery, e esta, no trecho entre avenida Ayrão e Darcy Vargas.
Vias interditadas das 14h às 21h
Após as 14h os agentes interditarão as seguintes vias: avenida Constantino Nery entre a Darcy Vargas e a Torquato Tapajós. A avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a rua Francisco Orellana e a avenida Djalma Batista, além da avenida Loris Cordovil entre a rua Vivaldo Lima e a Constantino Nery.
Os veículos que trafegam na Leonardo Malcher não poderão acessar as avenidas Constantino Nery e a Ferreira Pena. Devem seguir pelas avenidas Getúlio Vargas e Djalma Batista.
Após a “Marcha para Jesus” percorrer a Ayrão e acessar a Constantino Nery, a circulação de veículos será liberada na Ferreira Pena para ir à avenida Álvaro Maia.
A Constantino Nery ficará interditada no sentido Centro/bairro da avenida Álvaro Maia até o cruzamento com a avenida Desembargador João Machado, de acordo com a passagem da marcha ou dispersão do público.
Os veículos que trafegam na travessa Arthur Bernardes, vindos da zona Oeste, serão desviados para a passagem subterrânea em direção à avenida Djalma Batista.
O fluxo da Pedro Teixeira, sentido bairro/Centro, será desviado para a rua Francisco Orellana.
Os veículos que trafegam no sentido Torquato Tapajós para a Constantino Nery devem seguir pela Djalma Batista ou avenida Mário Ypiranga Monteiro.
Transporte público
Os usuários do transporte público também devem ficar atentos às mudanças nas linhas de ônibus que atendem a avenida Constantino Nery, pois serão desviadas para a avenida Djalma Batista, nos dois sentidos, neste sábado, a partir das 12h, e voltarão ao normal conforme o avanço da “Marcha para Jesus”.
O Terminal de Integração 1 (T1), na Constantino Nery, ficará interditado no sentido Centro/bairro, e todas as linhas que atendem o T1 irão fazer embarque e desembarque no sentido bairro/Centro.
Fiscais de transporte e equipe de apoio estarão no terminal para tirar dúvidas e orientar os usuários quanto aos desvios no transporte. As linhas que não possuem ponto de parada sinalizado no T1 realizarão embarque/desembarque na primeira placa de sinalização, logo na entrada do T1.
Também serão interditadas as Estações de Transferências do São Jorge (E1) e Arena da Amazônia (E2). A Estação São Jorge ficará interditada entre 12h e 21h, e a da Arena, a interdição será fechada entre 12h até meia-noite. As linhas que atendem a Estação Arena irão fazer integração no T1.
Itinerários
Acompanhe o resumo dos desvios para o evento “Marcha para Jesus”:
– O desvio das linhas ocorrerá a partir das 12h, voltando ao itinerário normal conforme a passagem da marcha;
– Todas as linhas que trafegam na avenida Constantino Nery, nos dois sentidos, serão desviadas para a avenida Djalma Batista, a partir do viaduto de Flores, com o seguinte percurso: sentido bairro/Centro: avenida Torquato Tapajós, avenida Mário Ypiranga Monteiro, avenida Djalma Batista, avenida Álvaro Maia, rua Elvira Dantas (Retorno no Centro de Convivência), avenida Brasil, avenida Constantino Nery (T1), Centro;
– Sentido Centro/bairro: Itinerário Normal até avenida Getúlio Vargas, avenida Joaquim Nabuco, avenida Djalma Batista, avenida Torquato Tapajós, itinerário normal;
– Com a interdição da avenida Leonardo Malcher, no trecho entre a avenida Epaminondas e avenida Getúlio Vargas, as linhas seguirão o seguinte fluxo:
– Linhas com destino ao Centro: devem dobrar à esquerda na avenida Getúlio Vargas, seguir pela avenida Ramos Ferreira e avenida Epaminondas;
– Linhas com destino ao T1 e avenida Álvaro Maia: devem dobrar à direita, seguir pela avenida Joaquim Nabuco, praça Santos Dumont / avenida Álvaro Maia.
– Linhas que trafegam na rua Tapajós devem seguir pela avenida Tarumã, dobrar na avenida Getúlio Vargas, rua Ramos Ferreira e avenida Epaminondas;
– As linhas da avenida São Jorge serão desviadas, nos dois sentidos, pela avenida Emílio Ruas e seguir pela avenida Brasil até a avenida Álvaro Maia e T1;
– Na avenida Loris Cordovil as linhas seguirão o fluxo até a avenida Djalma Batista da seguinte forma:
– Sentido bairro/Centro: seguir pela avenida Loris Cordovil e dobrar na avenida Vivaldo Lima, travessa dos Franceses, avenida Desembargador João Machado e avenida Djalma Batista;
– O desvio das linhas para retorno aos bairros Dom Pedro e Alvorada deve seguir o seguinte fluxo:
– Sentido bairro/Centro: seguir pela avenida Djalma Batista, avenida Desembargador João Machado, rua D, rua Criciúma (Rua 8) / rua Professora Rosa Gomes (esquerda) / rua Professor Abílio Alencar (Rua 4).
7) Durante a realização do evento, todas as linhas do Terminal Constantino Nery (T1) realizarão embarque e desembarque de passageiros no sentido bairro/Centro, pois os coletivos serão desviados pela avenida Djalma Batista.
– O último ponto de parada localizado na avenida Djalma Batista, sentido bairro/Centro, será desativado temporariamente, durante a duração da marcha, a fim de proporcionar fluidez ao trânsito.
LEIA MAIS:
- Festival de Teatro da Amazônia em Manaus apresenta espetáculo com Vera Holtz e Federico Puppi
- David Almeida e Alberto Neto avançam para o 2º turno na disputa pela Prefeitura de Manaus
- Justiça determina suspensão das redes sociais de Alberto Neto por desobediência a ordem judicial
- Wilker Barreto vota e pede maturidade do eleitor de Manaus nas eleições 2024
- Roberto Cidade vota em Manaus e destaca campanha limpa e propostas sólidas