Da Redação – Portal Meu Amazonas
Manaus–AM – A Rainha Mary da Dinamarca esteve em Manaus nesta quinta-feira (03), onde visitou o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A monarca demonstrou interesse em projetos voltados à conservação da biodiversidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas, um dos principais desafios da Amazônia.
O Inpa, com 70 anos de história, é referência mundial em estudos sobre a maior floresta tropical contínua do planeta.
Acompanhada pela Embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen, a Rainha foi recebida pelo diretor do Inpa, Henrique Pereira.
Durante a visita, Mary destacou a preocupação com os impactos da seca severa na biodiversidade e nas populações locais. Segundo Henrique Pereira, a Rainha mostrou especial interesse em como o instituto colabora para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e conserva espécies ameaçadas.
Projetos de conservação e educação ambiental
Mary conheceu iniciativas como o projeto Peixe-boi da Amazônia, que atua na preservação dessa espécie em risco de extinção.
Durante a visita aos tanques, a Rainha amamentou um filhote de peixe-boi resgatado, uma experiência guiada por Daniel Bezerra, tratador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa).
O veterinário Anselmo D’Affonseca explicou o processo de resgate, reabilitação e reintrodução dos peixes-bois nos rios da região.
Além disso, a Rainha visitou o Bosque da Ciência, um espaço de 13 hectares destinado à educação ambiental e popularização da ciência, que recebe cerca de 120 mil visitantes por ano.
No local, Mary foi apresentada ao acervo da Casa da Ciência, que inclui itens como uma folha de Coccoloba gigantifolia emoldurada, o gavião-real, entre outros exemplares da rica biodiversidade amazônica.
Momento marcante e interação com o público
A Rainha Mary surpreendeu ao quebrar o protocolo e tirar uma selfie com a estudante de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sabrina Lira, que estava no Bosque da Ciência.
“Foi um momento sensacional!”, celebrou Sabrina, ao relatar a experiência.
Casada com o príncipe Frederico X, Mary se tornou Rainha após a abdicação de sua sogra, a Rainha Margarida II. Atualmente, a monarca é patronesse do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão