Manaus–AM – Na noite de terça-feira (27), o Teatro Positivo, em Curitiba, foi palco, pela segunda vez esta semana, do espetáculo protagonizado pelos bois bumbás Garantido e Caprichoso, do Festival de Parintins. Intitulada “Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia”, a apresentação marca a primeira vez que os elencos dos bumbás se apresentam no maior Festival de Artes Cênicas da América Latina, na capital paranaense.
O primeiro show dos bumbás ocorreu na segunda-feira (25/03). Outras duas apresentações foram marcadas para terça e quarta (26 e 27/03).
A apresentação, sob o tema “Duelo da Amazônia”, iniciou com o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain e do Boi Caprichoso, Edmundo Oran, dividindo o mesmo palco.
Os dois em cena, apesar de opostos, representam a união dos bumbás para potencializar a cultura e o folclore do Amazonas.
Silvia Zauli de Carvalho, mineira radicada em Curitiba, compartilhou seu encantamento com a experiência:
“Resumir em poucas palavras o espetáculo que meus olhos puderam presenciar ontem é muito difícil! Já conhecia o lindo estado do Amazonas, a linda Manaus, a floresta encantada tão distante. Faltava conhecer a cultura de Parintins, o Boi… faltava ver com meus olhos de perto o que é ser Caprichoso, o que é ser Garantido!
Silvia Zauli de Carvalho
O maior festival de Teatro do Brasil, em nossa capital Curitiba, tem a honra de receber, uma das maiores festas do folclore e da cultura brasileira, a Festa de Parintins! Um mini espetáculo, uma provinha que aqueceu e aguçou a vontade de ver a festa parintinense de perto! A alegria dos vermelhos e azuis, as toadas, a batida, as letras fáceis de cantar!
A beleza do povo do Norte, suas meninas enfeitadas tão ricamente para a festa, a beleza escultural, o ritmo, a alegria, o amor aos bois!
E os vimos, sair do meio da plateia, boi e pajés, deixando boquiabertos quem podia ver aquilo, tudo lindo, tão de perto! Uma plateia encantada, vibrante, que cantava e dançava as músicas com letras na ponta da língua! Havia muitos curitibanos na plateia como eu, mas também haviam um mar de gente do norte, que aqui reside, fantasiados a caráter, a esperar por aquela festa há tanto tempo desejada!
O que falar daqueles que participaram do espetáculo? Simplesmente irretocável!
Gente que depois que acaba o show, espera pacientemente a todos que gostariam de chegar perto, tirar uma foto, trocar um abraço, um elogio com os olhos a brilharem de uma forma que há muito tempo eu não via!!! Posso resumir o que vi ontem… em três palavras: beleza, simpatia, e humildade!
Difícil ver um Teatro positivo tão lotado, acessível, vibrante! O povo do Norte, de Parintins, fez história ontem, com suas Sinhazinhas, cunhãs-porangas, ginga, melodia e amor!
Ficará na memória, para querer mais! Obrigada Parintins, vocês brilharam aqui no sul! Podem sentir o máximo orgulho! Vocês podem e merecem!”.
Apresentação
A primeira sequência de toadas do Boi Garantido contou com a presença de Israel Paulain e do levantador de toadas, Sebastião Júnior. Já o tripa Batista Silva, evoluiu com o boi da Baixa do São José, ao lado da sinhazinha Valentina Coimbra.
No primeiro momento do elenco azulado, comandado por Edmundo Oran e o levantador de toadas, Patrick Araújo, a sinhazinha da fazenda Valentina Cid dividiu a cena com o touro negro da Francesa, representado pelo tripa Alexandre Azevedo.
E assim o show seguiu, com os itens oficiais se revezando no palco, conforme o conjunto de toadas dos bois Caprichoso e Garantido, durante uma hora e vinte minutos.
A apoteose se reservou ao final ao som da toada “O Amor está no ar”, de Chico da Silva. Todos os itens dos bumbás subiram ao palco, celebrando a força do Festival de Parintins, da cultura e da arte amazonense. A direção artística foi assinada por Rivaldo Pereira (Garantido) e de Edwan Oliveira (Caprichoso).
Emoção do elenco
Gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, acompanhou a delegação bovina. Sempre presente na maioria das apresentações dos bumbás fora do estado do Amazonas e durante o Festival de Parintins, Denis afirma que a experiência em Curitiba foi diferenciada.
“Foi maravilhoso ver aquele público de mais de 3 mil pessoas, cantando as toadas, vibrando a cada entrada dos itens oficiais, registrando cada momento. Foi ótimo ver que a nossa cultura está ultrapassando barreiras, ganhando e consolidando espaço em outros estados do Brasil”, disse Denis, que divide a atenção e o apoio aos elencos bovinos, com a produtora cultural Thabatta Melo.
Ainda envolvido pelo calor da emoção, o pajé do boi Caprichoso, Erick Beltão, falou sobre a receptividade do público curitibano.
“É de suma importância estar participando, fazendo esse intercâmbio cultural, representando todos os povos originários, principalmente, o boi Caprichoso e o Festival de Parintins. O público maravilhoso, e eu tenho certeza que é 100% azul”, comentou Beltão, sem perder a oportunidade de aguçar a rivalidade entre os bois, a essência do festival.
Para os levantadores de toadas, a apresentação em Curitiba foi uma oportunidade de ampliar o alcance do Festival de Parintins.
- Sebastião Júnior (Boi Garantido): “A nossa apresentação em Curitiba foi muito emocionante, o Garantido de fato emocionou. O Festival de Parintins, a partir dessa apresentação, ganha mais público ainda. É gratificante trazer até a região Sul do Brasil, a nossa festa, um pouco do que é o festival. E sentimos, sim, essa energia maravilhosa, o público, fomos abraçados por Curitiba”.
- Marcela Marialva (Boi Caprichoso): “Fiquei surpreendida! Curitiba tem muito Caprichoso! Meu Deus, eu me senti assim em Parintins! Porque eles cantaram, vibraram com a gente”.
- Lívia Christina (Boi Garantido): “A energia do povo de Curitiba é surreal. Os nossos itens se sentiram acolhidos pelo povo. É com muita felicidade que a gente veio representar o Norte, o Amazonas, Parintins”.
Na celebração da cultura amazônica, o brilho das toadas e a energia contagiante evidenciaram a grandiosidade do Festival de Parintins e reforçaram os laços culturais entre o Norte e o Sul do Brasil.
Elenco completo
- Boi Caprichoso: Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte), Valentina Cid (sinhazinha), Edmundo Oran (apresentador), Patrick Araújo (levantador de toadas), Erick Beltrão (pajé) e Alexandre Azevedo (tripa). Corpo de Dança Caprichoso, músicos, conselheiros de arte Ericky Nakanome, Edwan Oliveira e diretores Carlos Kaita e Neil Armstrong.
- Boi Garantido: Staff completo de itens individuais, com exceção da cunhã-poranga Isabelle Nogueira. Israel Paulain (apresentador), Sebastião Júnior (levantador), Edilene Tavares (rainha do folclore), Valentina Coimbra (sinhazinha), Lívia Christina (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé) e Batista Silva (tripa). Músicos e dançarinos do Garantido Show.
Leia mais:
Boi Garantido chega como convidado especial ao 32º Festival de Curitiba
Boi Caprichoso participa do Festival de Artes Cênicas em Curitiba