Manaus (AM)- As cortinas do Teatro Amazonas se abriram nesta sexta-feira (21/04), para a temporada operística do 25º Festival Amazonas de Ópera que segue um calendário de mais de 30 dias de programação com obras de repertório lírico, concertos, recitais e musicais. A estreia foi marcada pela grandiosidade da ópera “O Contactador dos Diamantes”, de Francisco Mignone.
Para o espetáculo operístico, o Teatro Amazonas recebeu o evento com casa cheia, reunindo mais de 550 pessoas.
FOTOS: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
O Contractador de diamantes
A ópera, do compositor brasileiro Francisco Mignone, é baseada na peça de Afonso Arinos sobre a exploração das minas de diamantes em Minas Gerais no século 18.
Acompanhados pela Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas, o Corpo de Dança do Amazonas e artistas locais, a montagem brasileira surpreendeu pela beleza cênica.
A soprano mexicana, Fernanda Allande, que interpreta a personagem “Cotinha Caldeira”, elogiou o Teatro Amazonas e disse que sua estreia cantando no Brasil foi emocionante.
“Estou muito emocionada, não sabia o que esperar porque buscava na internet informações sobre o Teatro Amazonas. Via que era uma casa de ópera muito boa, um teatro espetacular, mas quando eu cheguei, pela primeira vez, vi que era melhor que o google”, assegura a solista.
“Tem uma importância muito grande porque é a minha estreia cantando aqui no Brasil, eu já havia cantando só em um concurso (em São Paulo), mas desta vez estou voltando como solista em uma ópera no Brasil, melhor ainda fazê-lo em um teatro tão bonito”, disse Fernanda.
Festival em Manaus
O Festival Amazonas de Ópera, que acontece anualmente em Manaus, é uma das principais referências da cena lírica nacional e internacional. Além disso, ele tem um papel importante na geração de empregos e renda para o estado do Amazonas.
Em sua 25ª edição, o festival tem se mostrado diferente pela sua forma e estrutura, e segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, isso tem sido fundamental para promover o estado em nível nacional e mundial.
Durante uma temporada operística, mais de 600 postos de trabalho diretos são gerados na capital, beneficiando toda uma cadeia econômica local. Apolo ressalta que a realização do Festival Amazonas de Ópera é resultado de um incentivo do governo Wilson Lima, que vem apoiando a cultura e a economia criativa do estado.
O evento é realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, com patrocínio do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem.
25º FAO e títulos
Na temporada 2023, o festival apresenta quatro grandes títulos ao palco do Teatro Amazonas:
- “O Contractador dos Diamantes”, de Francisco Mignone;
- “Anna Bolena”, de Gaetano Donizetti;
- “Piedade”, de João Guilherme Ripper, e a remontagem de “Peter Grimes”, de Benjamin Britten.
- O festival traz também atrações para o público infantil.
- A obra amazonense “Curumim, o último herói da Amazônia, em busca da flor da vida”, de Mário Adolfo, será apresentada pela primeira vez no Teatro da Instalação.
- Já o Hall do Teatro Amazonas recebe o espetáculo lírico “O Navio Fantasma”, uma ópera com marionetes, da Companhia Pequeno Teatro do Mundo.
- Para os recitais, o concerto e essas duas apresentações infantis, a entrada é gratuita.
- Essa edição traz ainda a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica,
- No instagram @festivalamazonasdeopera é possível saber os detalhes da programação que prossegue até o dia 28 de maio.
Informações:
Para informações sobre a programação, acesse @teatroamazonas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas ou no shopingressos.com.br .
Além das apresentações no teatro, esta edição traz programação gratuita de recitais, concertos, musicais e montagens de ópera para o público infantil.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão