MANAUS (AM) – O espetáculo ‘Dois Irmãos’ vai apresentar uma temporada com 12 sessões em Manaus. A peça teatral, baseada no romance de Milton Hatoum, estreia no dia 2 de maio de 2023. Os ingressos para a primeira sessão já estão à venda.
Assinado pelo grupo ‘Menina Miúda Produções Artísticas’, o espetáculo será apresentado no Buia Teatro, localizado na Rua Dona Libânia, 300, Centro de Manaus, bem perto do Largo de São Sebastião.
A peça fica em cartaz até o dia 26 de maio, sempre às 19h. Na primeira semana, há sessões nos dias 2, 3 e 4; na segunda semana, nos dias 9, 10, 11; na terceira, nos dias 16, 17 e 18; e na última semana, nos dias 24, 25, e 26.
O diretor da montagem, Cairo Vasconcelos, destaca a preparação do elenco para a estreia em Manaus. “A gente mergulhou no processo. Estudamos os contextos históricos da Manaus que o Milton Hatoum descreve no livro e também os detalhes psicológicos dos personagens e como eles agem em cada situação”, resume.
Adaptação para o teatro
É a primeira vez que o romance ganha uma peça produzida e estrelada por amazonenses. O romance já foi adaptado para TV, em minissérie da Globo; em espetáculo teatral, por profissionais de São Paulo; e em HQ (História em Quadrinhos).
“O Milton Hatoum traz a Manaus da ditadura, da belle époque e da Zona Franca. Assim como o escritor torna Manaus eterna nos livros dele, a gente está com essa missão de tornar Manaus eterna nos palcos”, ressalta Cairo Vasconcelos.
O escritor Milton Hatoum, que recentemente participou de um bate-papo sobre a peça em Manaus, celebra a nova adaptação para o teatro. “Fico muito contente com a criação do espetáculo. É um ato generoso adaptar, para o palco, um romance. E não é fácil fazer uma adaptação. No fundo, não se trata de uma mera adaptação. Trata-se de uma recriação, ou, como diriam os poetas concretos: uma “transcriação”. A partir do texto original, se faz uma tradução daquilo que você imagina da nova linguagem”, afirma o romancista.
Sinopse
O espetáculo ‘Dois Irmãos’ é baseado no romance homônimo — de mesmo nome — ‘Dois Irmãos’, do escritor amazonense Milton Hatoum. O autor retrata os conflitos de uma família em meio à Manaus do século XX. No centro do romance, estão dois irmãos, Yaqub e Omar. O relacionamento entre eles é marcado por tensão e rivalidade, o que acaba resultando em uma tragédia que muda o curso de suas vidas.
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus