MANAUS (AM) – Cerca de 75% dos consumidores em Manaus pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. É o que aponta pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM).
A pesquisa, feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), entrevistou 417 pessoas, em diferentes zonas da cidade, no período entre 1º e 8 de março.
Dos que pretendem presentear a pessoa amada, os presentes mais citados na intenção de compras dos consumidores são: perfumes/cosméticos (19%), calçados (17%), vestuário (16%), bolsas e acessórios (15%), smartphone (9%), cesta/chocolates (7%), viagens e passeios (6%), flores/buquê (5%), almoço/jantar (3%) e joias/relógios (3%).
Quando perguntados sobre qual presente gostariam de ganhar, as respostas foram: perfumes/cosméticos (18%), vestuário (16%), calçados (15%), smartphone (14%), bolsas e acessórios (11%), viagens e passeios (8%), cesta/chocolates (6%), flores/buquê (5%), lingerie (3%), almoço/jantar (2%) e joias/relógios (2%).
A pesquisa mostra que quase 80% dos que pretendem ir às compras, irão garantir os presentes no comércio local em lojas físicas, com preferência para os shoppings centers (29%), seguido de lojas no centro da cidade (24%), lojas de rua/bairro (19%), lojas de departamento (15%) e galeria popular (13%).
Dos entrevistados que irão às compras, 21% responderam que preferem as compras online para garantir os presentes. Sites/lojas virtuais se destacam com 50% das pretensões de locais on-line para realizar as compras. Em seguida, aparecem Instagram (45%) e WhatsApp (5%).
Gastos
Com 18% das respostas, o preço dos produtos é o principal fator que influencia na decisão de compra do consumidor, seguido por qualidade do produto (16%), localização da loja (15%), promoções e descontos (14%), entre outros.
A faixa de preço preferencial do consumidor está entre R$ 101,00 a R$ 200,00, com 32% das respostas. Em segundo lugar, o consumidor está disposto a pagar entre R$ 81,00 a R$ 100,00 (31%), seguido pela faixa entre R$ 201,00 a R$ 300,00 (17%), até R$ 80,00 (17%), e apenas 3% pretendem gastar acima de R$ 400,00.
Sobre como pretendem pagar, 62% dos consumidores disseram preferir parcelar no cartão de crédito. Em seguida aparece o pagamento à vista (dinheiro/pix), com 16% da preferência, seguido por crediário/carnê e cartão da própria loja (13%) e cartão de crédito à vista (9%).
Cerca de 75% dos consumidores em Manaus pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. É o que aponta pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM).
A pesquisa, feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), entrevistou 417 pessoas, em diferentes zonas da cidade, no período entre 1º e 8 de março.
Dos que pretendem presentear a pessoa amada, os presentes mais citados na intenção de compras dos consumidores são: perfumes/cosméticos (19%), calçados (17%), vestuário (16%), bolsas e acessórios (15%), smartphone (9%), cesta/chocolates (7%), viagens e passeios (6%), flores/buquê (5%), almoço/jantar (3%) e joias/relógios (3%).
Quando perguntados sobre qual presente gostariam de ganhar, as respostas foram: perfumes/cosméticos (18%), vestuário (16%), calçados (15%), smartphone (14%), bolsas e acessórios (11%), viagens e passeios (8%), cesta/chocolates (6%), flores/buquê (5%), lingerie (3%), almoço/jantar (2%) e joias/relógios (2%).
A pesquisa mostra que quase 80% dos que pretendem ir às compras, irão garantir os presentes no comércio local em lojas físicas, com preferência para os shoppings centers (29%), seguido de lojas no centro da cidade (24%), lojas de rua/bairro (19%), lojas de departamento (15%) e galeria popular (13%).
Dos entrevistados que irão às compras, 21% responderam que preferem as compras online para garantir os presentes. Sites/lojas virtuais se destacam com 50% das pretensões de locais on-line para realizar as compras. Em seguida, aparecem Instagram (45%) e WhatsApp (5%).
Gastos
Com 18% das respostas, o preço dos produtos é o principal fator que influencia na decisão de compra do consumidor, seguido por qualidade do produto (16%), localização da loja (15%), promoções e descontos (14%), entre outros.
A faixa de preço preferencial do consumidor está entre R$ 101,00 a R$ 200,00, com 32% das respostas. Em segundo lugar, o consumidor está disposto a pagar entre R$ 81,00 a R$ 100,00 (31%), seguido pela faixa entre R$ 201,00 a R$ 300,00 (17%), até R$ 80,00 (17%), e apenas 3% pretendem gastar acima de R$ 400,00.
Sobre como pretendem pagar, 62% dos consumidores disseram preferir parcelar no cartão de crédito. Em seguida aparece o pagamento à vista (dinheiro/pix), com 16% da preferência, seguido por crediário/carnê e cartão da própria loja (13%) e cartão de crédito à vista (9%).
LEIA MAIS:
- Combate à Pirataria: Ipem-AM fiscaliza balanças em estabelecimentos comerciais de Manaus
- Copom eleva juros para 12,25% em última reunião de Campos Neto
- Mulher é presa por queimar filhotes de gato em Manaus
- MPF exige prestação de contas de “emendas PIX” em municípios do Amazonas
- Prefeitura de Manaus e setor privado unem forças para revitalizar Centro Histórico