Manaus – AM – Nesta quinta-feira (17), a Suframa realizou uma visita à fábrica da Nippon Seiki do Brasil, localizada na Rua Palmeira do Miriti, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus.
Durante o encontro, os executivos da empresa sugeriram alterações no Processo Produtivo Básico (PPB) de partes e peças de ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, com o objetivo de promover avanços na produção e na tecnologia de sensores automotivos.
Trajetória da Nippon Seiki do Brasil
Os diretores da empresa destacaram ainda a trajetória da Nippon Seiki do Brasil, subsidiária do grupo Nippon Seiki Co., em Manaus, cuja matriz está localizada no Japão, na província de Niigata, e possui mais de 25 fábricas ao redor do mundo.
A unidade de Manaus, inaugurada em agosto de 2002 e com início de produção em julho de 2003, ocupa uma área total de 25,2 mil metros quadrados, sendo 10 mil metros quadrados de área construída.
Empregabilidade e produção
Atualmente, a fábrica emprega mais de 450 funcionários e lidera o mercado nacional de produção e vendas de painéis e sensores de combustível para motocicletas, exportando para países como Índia, Argentina e Colômbia.
A planta de Manaus se destaca por realizar internamente praticamente todos os seus subprocessos, desde serigrafia, injeção termoplástica, montagem de placas eletrônicas até a montagem de painéis e sensores.
Desde sua inauguração, a Nippon Seiki do Brasil tem se adaptado continuamente às exigências do mercado brasileiro, investindo em tecnologia e projetos no Polo Industrial de Manaus (PIM). A expectativa de produção de painéis para motocicletas na planta em 2024 é de aproximadamente 1,5 milhão de unidades.
“Esta visita à Nippon Seiki, uma das principais fabricantes do segmento de peças para o setor automotivo, reafirma o potencial da Zona Franca de Manaus como um polo de inovação e competitividade industrial, e mostra a importância de continuarmos formando e fortalecendo parcerias que impulsionem o desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa região”, salientou Bosco Saraiva.
Comitiva da Suframa
A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, acompanhado pelos superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar; de Projetos, Leopoldo Montenegro; de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; Administração, Carlito Sobrinho; além da coordenadora-geral de Assuntos Institucionais, Layanne Raquel, do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e do gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva da Suframa (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.
Leia mais:
Fábrica da Pioneer em Manaus apresenta planos de inovação tecnológica à Suframa
Fábrica da Vivara em Manaus recebe visita da Suframa
Metalúrgica Sato em Manaus recebe visita da Suframa
Suframa e BYD discutem fabricação de baterias para veículos elétricos em Manaus
Suframa conhece os processos produtivos da Tec-Plast no PIM