BRASIL – O IBGE divulgará, entre o final de março e a primeira quinzena de abril, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Brasil e Regional, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) para o mês de janeiro com novas séries históricas. As pesquisas passaram por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade.
As séries históricas anteriores serão encadeadas com as novas, para formar séries temporais longas e consistentes. “Toda mudança de atualização com uma nova amostra, estrutura de ponderadores e um outro conjunto de produtos e de empresas provoca uma ruptura com as séries históricas. O encadeamento é um método estatístico cujo objetivo é conseguir vincular os dados da base antiga com os dados da nova base e assim dar continuidade às séries longas das pesquisas”, explica o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flávio Magheli.
Ele acrescenta que, de tempos em tempos, é necessário atualizar o período base para adotar pesos que melhor reflitam as condições atuais para que se possa acompanhar a conjuntura com mais proximidade da realidade, produzindo indicadores de melhor qualidade.
Na PMS, o quantitativo da amostra definitiva contempla 11.124 empresas, enquanto na PMC a amostra final soma 5.653 empresas. Na PIM, a amostra contará com 8.596 empresas e 12.500 unidades produtivas locais.
No caso da PIM, a amostra contará com 8.596 empresas e 12.500 unidades locais, ante 6.100 e 7.800 do modelo anterior, respectivamente, enquanto a quantidade de produtos pesquisados passará de 944 para 1.042 itens, sendo 789 para Brasil e mais 253 selecionados em função da relevância regional. As seleções das amostras, nacional e regional, são independentes. Alguns produtos não selecionados para o Brasil podem ser escolhidos para alguma unidade da federação ou região. Por esse motivo, o conjunto de produtos que fazem parte do índice nacional é inferior ao do total pesquisado.