Manaus (AM) – Wilson Lima, governador do Amazonas, anunciou nesta quarta-feira (07/12) ao abrir o ano letivo no Estado, a expansão do ensino bilíngue e tecnológico na rede estadual de educação.
O governador destacou o projeto Jovem Bilíngue, destinado a conceder bolsa de estudos a mais de mil alunos do Ensino Médio, que segundo ele, representa um avanço significativo, assim como a inauguração de mais uma escola com ensino português-francês.
“Estamos ampliando o ensino bilíngue e o ensino tecnológico para que os nossos alunos estejam cada vez mais preparados para enfrentar o mundo real e, sobretudo, para enfrentar o mercado de trabalho. Essas são algumas das ações que a gente tem implementado e o resultado disso tem sido muito positivo porque a gente começa a reverter o conceito da escola pública“, afirmou o governador.
O Governo do Estado investiu mais de R$ 40 milhões na abertura de 32 laboratórios de robótica, conhecidos como Espaços Makers.
“Todos os projetos que são implementados, como esse laboratório que vocês estão vendo aqui hoje, exatamente do jeito que ele está aqui, ele tem no interior. E nós temos um compromisso de poder, também, oportunizar (mais qualidade) aos nossos alunos do interior, visto que as aprovações nas universidades públicas, são mais de 2.100 aprovados, contam também com alunos do interior”, destacou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.
Edutech: Impulsionando a Educação Tecnológica
O Projeto Edutech, lançado durante o evento, com um aporte financeiro de aproximadamente R$ 30 milhões, visa beneficiar os alunos do 9º ano da rede estadual. O Edutech inclui a distribuição de 36 mil kits de robótica, composto por itens como placa Arduíno UNO, leds e sensores, além de livros didáticos voltados para programação e automação.
Fazer para Aprender: Espaços Makers
Os Espaços Makers, com 83 laboratórios já entregues, têm a meta de alcançar 100 unidades até o final da gestão. Esses espaços, distribuídos em 40 na capital e 43 no interior, proporcionam um ambiente propício para a exploração de temas como robótica, programação, impressão 3D e produção audiovisual.
Reconhecimento e Perspectivas Futuras
Durante o evento, o governador também prestou homenagem a um aluno exemplar, Andrey da Silva Maciel, que se destacou ao conquistar as primeiras colocações em cursos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Leia mais:
- Senador Omar defende aumento das ações emergenciais do Governo Federal no AM
- Docente da Ufam representa o Amazonas em Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade
- MPE pede anulação do registro de candidatura de Adail Pinheiro em Coari
- Justiça do Amazonas mantém condenação ao Estado por morte na crise de oxigênio em 2021
- Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza evento solidário no Amazonas