Manaus (AM) – Representantes da Secretaria de Educação e Desporto Escolar e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reuniram nesta segunda-feira (22/05) para dar início ao workshop de alinhamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas 2 (Padeam 2).
O objetivo principal do encontro, que vai até quarta-feira (24/05), é definir em conjunto a metodologia e a agenda de trabalho para o programa.
Marcelo Perez, especialista em educação e representante do BID no workshop, ressaltou a importância da parceria de longo prazo entre o banco e a Secretaria de Educação. Ele destacou os avanços técnicos alcançados em resposta aos desafios da pandemia e afirmou que o Padeam 2 é uma continuação ambiciosa do programa anterior.
Escolas de tempo integral
A parceria entre a Secretaria de Educação e o BID já está consolidada, com destaque para o financiamento do banco na construção dos Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti). Até agora, foram investidos mais de R$ 260 milhões nesses centros, que já totalizam 12 unidades no Amazonas desde 2019.
Segundo a coordenadora geral do Padeam, professora Therezinha Ruiz, o workshop é fundamental para definir as políticas educacionais que serão implementadas no futuro. Ela ressaltou a importância da equipe de especialistas do BID, juntamente com a equipe pedagógica e de infraestrutura da Secretaria de Educação, trabalharem em conjunto para garantir o sucesso do programa.
Escola da Floresta
Um dos projetos em destaque no cronograma do Padeam 2 é a Escola da Floresta, que recebe financiamento do BID. A construção de três unidades dessa escola foi amplamente discutida durante o workshop. Já foi assinada a ordem de serviço para a implantação da Escola da Floresta na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, com as obras já em andamento.
- Senador Omar defende aumento das ações emergenciais do Governo Federal no AM
- Docente da Ufam representa o Amazonas em Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade
- MPE pede anulação do registro de candidatura de Adail Pinheiro em Coari
- Justiça do Amazonas mantém condenação ao Estado por morte na crise de oxigênio em 2021
- Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza evento solidário no Amazonas