Manaus (AM) – Na quarta-feira (27/11) um homem identificado como Renato Oliveira da Costa, de 30 anos, acabou preso em flagrante, acusado de maus-tratos contra nove cachorros. A prisão aconteceu na rua Barão de Suruí, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, após denúncias anônimas.
Maus-tratos a animais em Manaus
Segundo a delegada Juliana Viga, titular da Dema, as denúncias indicaram que o suspeito estava maltratando uma cadela adulta e seus oito filhotes. Os animais, encontrados em condições precárias, não contavam com água e alimento por vários dias, e apresentavam sinais de desnutrição. O ambiente em que estavam não contava com qualquer acesso a recursos básicos para o bem-estar animal.
“Fomos até o local e encontramos os animais em estado de desnutrição, vivendo em condições extremamente precárias. O suspeito deixou-os sem cuidados essenciais, o que caracteriza o crime de maus-tratos”, afirmou a delegada Juliana Viga.
Prisões e cuidados veterinários
Renato Oliveira da Costa, preso em flagrante, foi conduzido à sede da Dema, localizada no bairro Parque 10 de Novembro.
Os nove cachorros, levados a uma clínica veterinária, recebem o tratamento necessário para a recuperação da saúde. Após o tratamento, irão para uma Organização Não Governamental (ONG) especializada em adoção.
A delegada destacou que a pena para quem cometer maus-tratos contra cães e gatos varia de dois a cinco anos de prisão, conforme a legislação vigente.
Como denunciar maus-tratos a animais em Manaus
A Polícia Civil reforçou que a população pode registrar o Boletim de Ocorrência (BO) de maus-tratos a animais na sede da Dema ou em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Denúncias também podem ocorrer de forma anônima pelo telefone 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou por meio da Delegacia Virtual, no link delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Procedimentos legais
Renato Oliveira da Costa, autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos, passará por audiência de custódia. Ele ficará à disposição do Poder Judiciário para as devidas providências legais.
A prisão e o tratamento dado aos animais evidenciam a importância de denunciar práticas abusivas e garantir a proteção dos animais.
Leia mais:
Ibama multa influencer amazonense por maus-tratos de animais
Homem preso por maltratar cachorro no Zumbi dos Palmares, em Manaus
Deputada Joana Darc anuncia prisão de envolvidos em rinha de galos em Manaus