Manaus -AM – O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), delineou nesta segunda-feira, 28 de outubro, as principais prioridades de sua nova gestão, em entrevistas para rádio e TV. A segurança pública, segundo Almeida, será o foco central de sua administração nos próximos quatro anos.
Segurança Pública com Reforço da Guarda Municipal
O prefeito anunciou que, já no início de 2025, a Guarda Municipal receberá novos membros, com a incorporação dos aprovados no concurso público mais recente, visando atingir um efetivo de 1.500 guardas até o final de seu mandato.
“Modernizamos a Guarda Municipal, que hoje conta com aproximadamente 480 guardas armados. A previsão é acrescentar mais 230 guardas no próximo ano e chamar entre 120 e 150 do cadastro reserva, além de realizar novos concursos”, explicou Almeida.
Avanços na Saúde e Educação
Na área da saúde, David destacou que o início da construção do Hospital Municipal e da Cidade do Autista está previsto para 2025.
“Vamos contratar o projeto e iniciar a licitação no primeiro semestre de 2025, além de ampliar a frota de ônibus novos para o transporte coletivo”, afirmou o prefeito.
Na educação, a meta é posicionar Manaus no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Sob a atual administração, Manaus subiu do 13° para o 5° lugar entre as capitais brasileiras.
A gestão também planeja ampliar em 6 mil o número de vagas em creches, que já passaram de 5,1 mil para 10,3 mil nos últimos anos.
Infraestrutura e Novos Complexos Habitacionais
Para fortalecer a infraestrutura da cidade, Almeida anunciou a construção de novas feiras no Mutirão e no Viver Melhor.
Além disso, até o final de 2024, será emitida a ordem de serviço para o início do complexo viário na zona Oeste, no cruzamento das avenidas Brasil com Coronel Teixeira.
“Estamos trabalhando para iniciar também três conjuntos habitacionais e ampliar as unidades de saúde e escolas para atender às demandas da população”, concluiu o prefeito.
Leia mais:
- Combate à Pirataria: Ipem-AM fiscaliza balanças em estabelecimentos comerciais de Manaus
- Copom eleva juros para 12,25% em última reunião de Campos Neto
- Mulher é presa por queimar filhotes de gato em Manaus
- MPF exige prestação de contas de “emendas PIX” em municípios do Amazonas
- Prefeitura de Manaus e setor privado unem forças para revitalizar Centro Histórico