Manaus(AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou um alerta de risco nesta segunda-feira, dia 15, para fortalecer a vigilância em saúde contra a zika. A prevenção é essencial, especialmente em gestantes.
No Amazonas, até 6 de maio de 2023, foram confirmados 119 casos de zika, sendo 19 em gestantes. O alerta de risco, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), pode ser acessado em: https://bit.ly/3BolezQ.
Roberta Lima Danielli, do CIEVS no Amazonas, destaca a importância de sensibilizar os profissionais de saúde para suspeitas de zika em gestantes, mesmo em municípios sem casos registrados.
O documento também recomenda a busca ativa, o controle do vetor e a notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados da doença pelas Secretarias Municipais de Saúde, especialmente em áreas de transmissão confirmada de zika.
Zika em gestantes: Riscos e precauções
A zika é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar graves malformações congênitas e distúrbios neurológicos, incluindo a síndrome de Guillain-Barré e microcefalia em fetos e recém-nascidos.
Prevenção: Combate ao mosquito Aedes aegypti
Assim como a dengue e chikungunya, a prevenção da zika está relacionada à proteção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti. Ao eliminar os criadouros do mosquito, reduz-se o risco de transmissão das doenças. Portanto, é recomendado combater possíveis focos de acúmulo de água, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.
A orientação é adotar uma lista de verificação semanal de 10 minutos para identificar e agir contra os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.
- Desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha assumem comando do TRE-AM
- Conselheira-presidente do TCE-AM participa de posse histórica no TRE-AM
- Janeiro Branco: Maioria dos brasileiros com depressão e ansiedade não busca ajuda
- Polêmicas de Vinicius Júnior irritam Real Madri, diz jornalista espanhol
- Consumidor do AM é prejudicado por articulações que tentam atrapalhar resolução do problema de energia