Unidades de saúde de Manaus agora geram autorização para retirada de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual
Autorização para absorventes gratuitos pode ser emitida nas unidades da Semsa
Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus informou que as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já podem emitir a autorização necessária para a retirada gratuita de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual, do governo federal.
A medida atende a uma atualização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/e-SUS), que passou a gerar automaticamente o documento para pessoas inscritas no CadÚnico e aptas ao benefício.
Mais acesso ao programa nas unidades de saúde
Segundo a Semsa, profissionais da Atenção Primária, devidamente logados com conta gov.br, estão habilitados a acessar a nova funcionalidade.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, destaca que a emissão nas unidades amplia o acesso ao programa.
“Caso a pessoa não tenha internet ou não utilize o Meu SUS Digital, ela pode solicitar a autorização diretamente na unidade de saúde”, explicou.
Direito ao programa
O programa atende pessoas de 10 a 49 anos, inscritas no CadÚnico e que se enquadram em critérios como situação de pobreza, matrícula em escola pública, situação de rua, privação de liberdade ou vulnerabilidade extrema.
A iniciativa contempla mulheres cis, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo.
Unidades de absorventes
Após receber a autorização, a beneficiária pode retirar até 40 unidades de absorventes a cada 56 dias nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular. Apresentar documento com foto, CPF e a autorização impressa ou gerada pelo aplicativo Meu SUS Digital.
A Semsa informou ainda que realizará ações educativas e de orientação nas unidades de saúde e em visitas domiciliare. O objetivo é o de ampliar o conhecimento sobre o programa e facilitar o acesso ao benefício.
A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual
LEIA MAIS:
- VÍDEO: Mulher dá à luz dentro de loja enquanto comprava enxoval do bebê
- Autorização para absorventes gratuitos pode ser emitida na Semsa em Manaus
- Homem é executado a tiros e atingido por pedra gigante na Zona Norte de Manaus
- VÍDEO: Enfermeiro morre após ser arrastado por micro-ônibus em Manaus
- Escola Estadual Ruy Araújo, destaque no 1º Prêmio Estadual de Educação Fiscal
