Manaus (AM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) localizou, na tarde deste domingo (21), os corpos de uma mulher e um bebê que estavam desaparecidos. O acidente envolveu o empresário e ex-vereador Robson Tiradentes, irmão do jornalista Ronaldo Tiradentes.
O desaparecimento ocorreu após uma colisão entre uma lancha e uma moto aquática no rio, próximo ao município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, na região da comunidade Tumbira.
As investigações estão em andamento. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através da Delegacia Fluvial (Deflu), iniciou diligências no local para apurar as circunstâncias do ocorrido. Paralelamente, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para detalhar as causas da colisão e verificar a regularidade da moto aquática.
Detalhes sobre o estado da embarcação e a versão da família
A Capitania dos Portos informou que está em processo de verificação da documentação da moto aquática, que teria o nome “Lady Kiê”, mesmo nome da esposa do jornalista Ronaldo Tiradentes.
Imagens preliminares analisadas pela autoridade portuária indicam a ausência da numeração obrigatória, que funciona como a “identidade” da embarcação. A falta de registro oficial pode configurar uma infração administrativa e dificultar a identificação.
Nota de Ronaldo Tiradentes
Em uma publicação nas redes sociais, o jornalista Ronaldo Tiradentes relatou que seu irmão, Robson com um corte no rosto e fratura foi encaminhado à rede de saúde para atendimento.
Na publicação, ele detalhou a sequência de eventos, mencionando que a viagem de Robson Tiradentes, sua mulher e filha, acabou interrompida por duas panes mecânicas e que o acidente ocorreu durante as buscas pelo bote desaparecido, quando houve a colisão com uma canoa sem iluminação. A família espera que a perícia ajude a esclarecer os fatos.
Buscas e Resgate em Iranduba
O acidente ocorreu na noite de sábado (20), por volta das 22h. Segundo relatos de moradores da área, o jet ski colidiu com um bote que transportava um homem, uma mulher e um bebê. Após o impacto, a mulher e a criança desapareceram. O homem que estava no bote conseguiu nadar até a margem. Quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuaram durante todo o domingo (21) nas buscas, que culminaram na localização dos corpos.
Veja a nota divulgada à imprensa pela família Tiradentes:
Nota na íntegra
Caros amigos,
Meu irmão Robson Tiradentes sofreu um acidente de jet ski, por volta da 22 horas de ontem.
A fatalidade, infelizmente, foi precedida de vários acontecimentos.
Por volta das 14:30, Robson, a mulher e uma filha seguiam do Tarumã, em direção a Praia do Iluminado.
Nas proximidades do Açutuba, o jet ski apresentou um problema mecânico.
Robson, a mulher e a filha foram resgatados por um bote conduzido por amigos, que ajudaram no conserto da motonáutica.
Prosseguindo viagem para o Iluminado, Robson e o comandante do bote que foi lhe prestar socorro, erraram o caminho e entraram no Lago Acajatuba. Era começo da noite de ontem.
Neste momento, uma outra pane interrompeu a viagem. Desta vez, foi o bote que conduzia a mulher a filha do meu irmão.
Já noite, Robson saiu em busca de um mecânico para consertar o bote. Ao retornar ao mesmo local, o bote não estava mais ali, porque, à deriva, foi deslocado pela correnteza e pelo vento.
Com a ajuda de um morador do Lago Acajatuba, Robson saiu procurando pelo bote desaparecido, momento em que chocou-se com uma canoa sem iluminação.
Num primeiro momento tomamos conhecimento que o dono da canoa envolvida no acidente teria fugido sem prestar socorro ao meu irmão e ao morador da área que ajudava nas buscas do bote desaparecido.
Mesmo bastante feridos, mas de coletes salva vidas, os dois conseguiram nadar até a margem do lago onde foram socorridos.
Somente agora de manhã, tomamos conhecimento que o bote envolvido no acidente transportava outras pessoas.
A família espera que uma perícia possa ajudar a esclarecer os fatos até agora muito confusos.
Meu irmão Robson sofreu fraturas no rosto e na bacia e será operado agora a tarde.
Eu e minha família estamos em orações por todos os envolvidos.
Veja o vídeo:
Leia mais:
- Duas mulheres são assassinadas em Manaus em menos de uma hora
- Homem é procurado por se masturbar dentro de UBS em Manaus
- Temporal destrói parte da fábrica da Toyota no interior de São Paulo
- PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação
- Saúde mental nas escolas: Lei amplia plano para rede privada no AM