Manaus (AM) – O Amazonas tem se destacado em iniciativas ambientais nos primeiros 100 dias de 2023, captando mais de R$ 75,8 milhões em parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento Alemão KFW e Fundo Amazônia, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo é alavancar projetos de conservação e soluções para o desenvolvimento sustentável do estado.
Uma das iniciativas do governo do Estado é o projeto “Bioeconomia e REDD+: Engajando o setor público e privado para o desenvolvimento econômico e social, em bases sustentáveis e de baixas emissões”, que conta com 13 milhões de euros do Fundo Floresta.
Além disso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu repasses do Fundo Amazônia e parcerias fechadas com o BID para a criação de um compota e plano de bacia para o Igarapé do Quarenta, em Manaus.
O governador também assinou um Memorando de Entendimento para a construção de uma Câmara de Comércio de Bioeconomia da Amazônia em Miami, estimulando a exportação de produtos da floresta amazônica para os Estados Unidos.
O objetivo dos projetos ambientais do Amazonas, de acordo com a assessoria, é consolidar o protagonismo na agenda ambiental e alavancar a infraestrutura do Estado.
Resumo em tópicos
- O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), captou mais de R$ 75,8 milhões para projetos ambientais nos primeiros 100 dias de 2023.
- As captações foram realizadas por meio de parcerias com entidades internacionais, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento Alemão KFW e o Fundo Amazônia, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
- O objetivo é buscar protagonismo na agenda ambiental, desenvolver parcerias públicas e privadas e alavancar projetos de conservação e soluções para o desenvolvimento sustentável do estado.
- O primeiro projeto aprovado é o “Bioeconomia e REDD+: Engajando o setor público e privado para o desenvolvimento econômico e social, em bases sustentáveis e de baixas emissões”, que contará com 13 milhões de euros do Fundo Floresta, integrante do programa de Florestas Tropicais fazer KFW.
- Outra parceria é o Projeto de Implementação do Cadastro Ambiental Rural (ProjeCAR) no Amazonas, realizado em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
- O Governo do Amazonas também firmou uma parceria com o BID para a criação de um Comitê e um Plano de Bacia específico para o Igarapé do Quarenta, na zona sul de Manaus, para ordenar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a gestão hídrica do local.
- O governador Wilson Lima assinou um Memorando de Entendimento para a construção de uma Câmara de Comércio de Bioeconomia da Amazônia em Miami, visando estimular a exportação de produtos da floresta amazônica para os Estados Unidos.
- Outras iniciativas que receberam destaque nos primeiros 100 dias da nova gestão incluem o Castramóvel, que realizou mais de 4,3 mil castrações solidárias, e a adição do programa “Produzir no Amazonas”, que visa incentivar a produção rural no estado.