Manaus (AM) – O governador Wilson Lima anunciou na manhã desta quinta-feira (15) que o Governo do Amazonas alcançou uma economia significativa de mais de R$ 21 milhões em três anos por meio da implementação de processos digitais. A informação, apresentada durante a abertura do Consad Express Manaus, apontou processos de modernização na administração estadual.
O evento em Manaus reúne secretários estaduais de Administração de todo o país, incluindo representantes do Governo Federal.
Transformação tecnológica no Amazonas
De acordo com o governo, a implementação da transformação tecnológica permitiu mais de dois milhões de processos digitalizados, totalizando cerca de 70 milhões de páginas desde 2020.
Essa mudança representou uma economia considerável aos cofres públicos, levando em consideração uma média de preço de impressão de R$ 0,30 por página.
Vale ressaltar, segundo o governo, que estimativa de economia não inclui outros benefícios indiretos, como a redução de custos com combustível, manutenção de veículos e espaços para armazenamento desses documentos físicos. Além disso, a digitalização também proporcionou ganhos de eficiência e economia de tempo no acesso e manuseio dos processos.
O governador Wilson Lima destacou que a implantação do processo eletrônico de documentos é um marco de sua gestão, não apenas pelos benefícios econômicos, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Consumo
Para o governo, a adoção de processos digitais evitou o desmatamento de aproximadamente 7 mil árvores, que seriam necessárias para produzir páginas que agora são digitalizadas. Além disso, a redução do uso de veículos para o transporte desses processos contribuiu para a diminuição da emissão de gases poluentes.
Modernização no serviço público
O governador mencionou exemplos concretos de modernização em diversos órgãos estaduais. Destacou a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital pelo Departamento Estadual de Trânsito, a rapidez na abertura de empresas pela Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), a implantação do Prontuário Eletrônico pela Secretaria de Estado de Saúde, e a digitalização dos processos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Além disso, o governador enfatizou que o Estado continua investindo na modernização da gestão, visando tornar os serviços públicos mais eficientes e integrados. Esses esforços estão alinhados à governança de transformação digital do Executivo estadual, que busca proporcionar uma melhor experiência aos cidadãos.
Consad Express Manaus
O Consad Express Manaus, evento que reúne secretários estaduais de Administração de todo o país, foi palco para a apresentação do avanço do Governo do Amazonas, na área de digitalização. Com o tema “Sustentabilidade e inovação na pauta da Gestão Pública brasileira”, o encontro proporcionou um ambiente propício para debater o futuro do setor e buscar soluções inovadoras.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus