Manaus (AM) – O Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (03/12), 18.800 doses da vacina contra VSR no Amazonas, destinada à prevenção de bronquiolite e pneumonia causadas pelo vírus sincicial respiratório, principal responsável por internações infantis no país.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o objetivo é ampliar a proteção de recém-nascidos contra formas graves de infecções respiratórias.
Distribuição da vacina contra VSR no Amazonas
As doses enviadas pelo Ministério da Saúde serão repassadas aos 62 municípios do estado e incluídas no Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. A vacina contra VSR no Amazonas será aplicada em dose única, recomendada a partir da 28ª semana de gestação.
Importância da imunização para gestantes
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que a vacinação é fundamental para proteger os primeiros meses de vida do bebê.
“Garantir que as gestantes recebam esse imunizante é essencial para prevenir quadros graves de infecções respiratórias nos recém-nascidos”, afirmou.
Já a gerente do Programa Estadual de Imunização, Angela Desirée, reforçou que a vacina contra VSR no Amazonas fortalece a imunidade do bebê ainda na gestação, reduzindo significativamente o risco de complicações.
Orientações para receber a vacina contra VSR
Para ser vacinada, a gestante deve apresentar:
- Carteira de Vacinação
- Documento oficial com foto (RG, CPF, CNH ou passaporte)
- Cartão Nacional de Saúde – caso não tenha, pode solicitar na própria unidade de saúde
A FVS-RCP reforça que a vacinação é a principal estratégia para prevenir doenças respiratórias graves em recém-nascidos e reafirma o compromisso de ampliar o acesso à vacina contra VSR no Amazonas em todo o estado.
LEIA MAIS:
Vacina bivalente é ofertada em 74 unidades de saúde em Manaus nesta semana
Marinha promove campanha de vacinação em Manaus
Vacina bivalente é ofertada em 74 unidades de saúde em Manaus nesta semana
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
