Manaus (AM) – A estudante amazonense Samara da Costa, de 17 anos, foi aprovada em uma das universidade mais concorridas do Brasil e precisa de ajuda para custear os gastos da viagem. Filha de um casal de professores, a aluna passou na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), e sonha em cursar Engenharia Aeronáutica.
Em sua trajetória acadêmica, Samara coleciona medalhas e olimpíadas que orgulham sua família, como sua irmã Beatriz da Costa de 22 anos, que deu a ideia de fazer uma “vaquinha online” para arrecadar doações.
A meta é alcançar o valor de R$ 15 mil, segundo a irmã de Samara. “Espero muito conseguir a ajuda necessária para financiar esse sonho”, disse Beatriz. “Samara se dedicou noite e dia para cada resultado que obteve e merece demais poder cursar Engenharia Aeronáutica nessa faculdade tão renomada que é a Unesp, farei todo o possível para que ela consiga e convido a todos que tiverem a possibilidade de ajudá-la a doarem o valor que puderem, qualquer valor é de extrema importância, para que assim ela possa realizar seu sonho de ser uma engenheira aeronáutica”, continuou.
Entre as notáveis conquistas da jovem, estão: Medalhas de ouro e bronze- Olimpíada Nacional de Ciências Medalhas de ouro e prata- Olimpíada de Geografia do BrasilMedalha de honra ao mérito- Canguru da matéria Medalha de bronze- World Mathematical Team Competition Medalha de bronze- Thailand International Mathematics OlympiadMedalha de bronze- Singa: Olimpíada de matemática de SingapuraMedalha de prata- AMO: Olimpíada Americana de matemática2 Medalhas de prata – Matemática sem fronteiras!
A mãe de Samara define a filha como uma “jovem acadêmica perseverante, humilde, resiliente e que tem e terá um lindo futuro”. “E estaremos juntas sempre nas etapas de conquistas e aprendizagem, mas sempre a todo momento juntas”, afirmou ainda.
O dia 8 de março foi especial para aluna. Ela descobriu a aprovação na Unesp e ficou incrédula. “Foi muito bom, mas ao mesmo tempo fiquei preocupada porque já sabia que as condições da minha família eram limitadas. Fiquei com um pouco de receio de contar no início, porque sabia que eles iam fazer de tudo para eu ir, mas ao mesmo estava preocupada em que situação eles iriam ficar e se eu iria conseguir me manter lá”, relatou Samara.
Apesar da tão sonhada aprovação, despesas e prazos da universidade deixam a estudante preocupada, mas segundo ela, sua família está fazendo tudo que pode para ela realizar esse sonho.
“São eles (família) que estão tomando a frente de tudo, minha irmã principalmente, ela que está me ajudando com tudo. Eles estão fazendo o que podem para arcar com as despesas do meu sonho, mas os recursos já estão escassos tendo em vista a iminência do vencimento dos prazos”, disse Samara, ao destacar que os prazos para matrícula e ingresso na Unesp são extremamente corridos. “Tivemos que entrar com mandado de segurança (que custou 4 mil reais), tivemos que obter o certificado de conclusão do ensino médio através do supletivo (que custou 3 mil reais) e ontem na data de 24 de março a matrícula online foi deferida e a Unesp deu o prazo de 48h para a efetivação da matrícula presencial”, relata Samara.
De acordo com a estudante, ela já conseguiu algumas doações, mas ainda precisa de ajuda com os custos de passagem, estadia e alimentação até que possa se estabilizar em São João da Boa vista, cidade em que precisa estar já no início de abril. “Minha aprovação foi bem de surpresa, porque eu não tinha muita expectativa de passar, a faculdade é bem concorrida, mas quando veio a lista de segunda chamada e eu vi meu nome não acreditei. Peço encarecidamente que me ajudem a dar prosseguimento a esse sonho”, disse a estudante.
Para ajudar a custear os estudos de Samara acesse o link da ‘vaquinha online pelo endereço https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-cobrir-os-custos-estudantis-de-samara-azevedo-da-costa-no-curso-de-engenharia-aeronautica-unesp.
*Com informações da assessoria
- Festival de Cinema Olhar do Norte 2024 promove ciclo de oficinas no Teatro da Instalação
- Atleta do AM é convocado para Seleção Brasileira de Futebol Social para competição na Coreia
- Mulher é presa em Manaus com motocicleta furtada
- Ex-Atletas e medalhistas Gustavo Borges e Flávio Canto confirmados no Congresso Move em Manaus
- Âmbar solicita à Aneel revisão de obrigação para resolução da dívida da Amazonas Energia