Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus deu ordem de serviço, com início imediato, para o asfaltamento de quatro ramais da zona rural, localizados nas rodovias BR-174 e AM-010. As obras, lançadas nesta quinta-feira (31) pelo prefeito David Almeida, fazem parte do maior programa de pavimentação rural da história da cidade e contam com emenda do senador Eduardo Braga.
“Você muda a vida das pessoas quando transforma lama e poeira em asfalto. Isso é dignidade, saúde e qualidade de vida”, disse David Almeida, durante visita ao ramal Cuieiras, o primeiro a receber os serviços.
As frentes de trabalho vão pavimentar mais de 14 quilômetros nos ramais Pedro Dias (1,3 km), Vicinal Três Galhos (3,3 km), Cuieiras (3,22 km) e São Francisco (6,22 km), atendendo cerca de 4 mil famílias diretamente.
“A zona rural também é Manaus. Estamos levando dignidade para quem mais precisa”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Mais de 10 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) serão aplicadas para garantir durabilidade e segurança. Com a chegada do verão amazônico, os trabalhos foram acelerados para garantir o acesso escolar, o escoamento da produção rural e a mobilidade das famílias.
Moradores comemoram avanço
Morador há mais de 20 anos do ramal São Francisco, o agricultor Osmo Balieiro, de 58 anos, comemorou o início das obras.
“A zona rural era esquecida. Agora, temos acesso a melhorias concretas e políticas públicas”, disse.
Próximas frentes de trabalho
De acordo com o prefeito, novas ordens de serviço serão lançadas nas próximas semanas. O ramal Arthur Virgílio será o próximo a receber os trabalhos, seguido pelo Mat Marcha.
“A zona rural entrou no nosso radar e não sairá mais”, afirmou David.
Durante coletiva, o prefeito agradeceu o apoio da bancada federal.
“Sem o senador Eduardo Braga, isso não seria possível. Nosso agradecimento vai para cada família beneficiada”, concluiu.
Histórico de investimentos
Desde 2021, a prefeitura já pavimentou 13 ramais, entre eles: Baiano, Água Branca, Matrinxã, Bom Jesus, Cachoeira do Leão, Cristo Rei, Ipiranga, Paraíso Verde, Areal, São Francisco, Acará, km 45 da AM-010 e Rio Branquinho.
As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com uso de maquinário pesado e planejamento técnico.
Leia mais:
David Almeida habilita primeiros 217 novos guardas municipais