O prefeito David Almeida lançou nesta quarta-feira (17) o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026, no auditório da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste.
O programa, coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Semad, oferecerá 40.388 vagas de acesso ao ensino superior em instituições privadas no primeiro semestre de 2026.
“Estamos abrindo mais de 40 mil oportunidades de bolsas, entre integrais e parciais. A educação é a melhor ferramenta de transformação de vidas e inclusão social”, afirmou o prefeito David Almeida.
Inclusão social e oportunidades
O diretor da Espi, Aurilex Moreira, destacou o caráter inclusivo do programa:
“Estamos oferecendo oportunidades para milhares de pessoas, contemplando idosos, PcDs e jovens que sonham com o ensino superior. O Bolsa Universidade não é apenas acesso ao mercado de trabalho, é transformação social por meio da educação.”
Um dos momentos mais emocionantes foi a participação da bolsista Alcicleide Brasil, de 67 anos, que começou a vida adulta sem saber ler ou escrever e hoje está prestes a se formar em Direito:
“O Bolsa Universidade mudou a minha vida e pode mudar a de muitas outras famílias”, declarou.
Modalidades e distribuição das bolsas
As bolsas são distribuídas em quatro modalidades: 100% (integrais), 75%, 50% e voluntária, sem compensação tributária.
- Ampla concorrência: 40.388 vagas
- PcDs: 2.286 vagas
- Idosos (60+ anos): 1.053 vagas
O edital contempla 73 cursos: 37 bacharelados, 8 licenciaturas e 28 tecnólogos, em 15 instituições privadas, com 24 unidades espalhadas por Manaus.
Inscrições e critérios
As inscrições começam às 10h do dia 22/9 e vão até às 13h do dia 2/10, por 10 dias. O edital completo será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) às 22h de 17/9.
Para participar, o candidato deve:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado e residente em Manaus
- Ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo
- Estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em instituição parceira
- Ter ensino médio completo ou equivalente
- Não possuir diploma de nível superior nem ser beneficiário de outros programas de graduação
Expansão da educação municipal
Apesar de a responsabilidade constitucional da prefeitura se concentrar na educação infantil e fundamental, David Almeida ressaltou que o programa vai além:
“A maior universidade de Manaus hoje é a prefeitura, com o Bolsa Universidade. É uma das maiores iniciativas do Brasil em inclusão educacional.”
O PBU integra políticas de inclusão socioeducacional da prefeitura, como o Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e o Bolsa Idiomas (PBI), ampliando a formação acadêmica e profissional dos manauaras.
Leia mais:
Confira a primeira chamada do Bolsa Universidade; mais de 18 mil classificados
Com mais de 34 mil vagas, edital do Bolsa Universidade será lançado nesta sexta-feira (20)
UEA abre inscrições para curso de Harmonia e Improvisação na Música Popular