Os candidatos aprovados no concurso público da Aleam, convocação a partir de julho. A informação confirmada pelo presidente da Casa, deputado estadual Adjuto Afonso (UB), após a homologação do certame, publicada no Diário Oficial e disponibilizada no portal institucional da Assembleia.
O concurso da Aleam realizado em dezembro de 2025, após 14 anos sem seleção para novos servidores efetivos. O certame ofertou 100 vagas imediatas, sendo 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio, além da formação de cadastro de reserva.
Segundo a Assembleia, as convocações ocorrerão de forma gradual, respeitando os limites orçamentários e as regras previstas na legislação fiscal.
Quantidade de convocados ainda não definida
De acordo com o diretor-geral da Aleam, Wander Motta, a administração realiza estudos técnicos para definir quantos candidatos chamados na primeira etapa.
A definição deve ocorrer após análise da necessidade de pessoal e da disponibilidade financeira da Casa Legislativa.
O concurso possui validade de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período. Isso permite que as nomeações ocorram de forma escalonada durante a vigência do certame.
Nomeação depende de portaria oficial
Após a definição do quantitativo de convocados, a Assembleia publicará a portaria de nomeação no Diário Oficial.
Os candidatos chamados deverão apresentar a documentação exigida no edital e cumprir as etapas necessárias para a posse.
Antes de assumirem suas funções, os novos servidores participarão de um período de integração na Escola do Legislativo, onde receberão orientações sobre o funcionamento da Aleam, o regimento interno e o estatuto dos servidores.
Cadastro reserva também poderá ser utilizado
A Assembleia informou que candidatos do cadastro de reserva poderão ser convocados durante a validade do concurso, especialmente em situações de desistência, impedimento para posse ou necessidade administrativa.
Segundo Wander Motta, as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal limitam novas contratações nos últimos meses da atual gestão.
Por esse motivo, a previsão é que a primeira convocação ocorra ainda em 2026, a partir de julho. As próximas chamadas deverão acontecer apenas a partir de fevereiro do próximo ano, conforme a disponibilidade orçamentária e os limites legais.
LEIA MAIS:
Projeto na ALEAM divide opiniões sobre bloqueio de celulares financiados
Aleam aprova carta contra avanço de facções nos rios do Amazonas
Aleam reconhece Banda Carrapicho como Patrimônio Cultural do Amazonas
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431