Manaus (AM) – A epidemia de Covid-19 ainda não acabou e, pelo contrário, os números voltaram a crescer nas últimas duas semanas.
No Amazonas, de acordo com o último boletim epidemiologico divulgado, em um périodo de 14 dias, foram hospitalizados 157 pacientes, sendo 132 com idade elegível para vacinação contra a Covid-19, 3 anos ou mais até o dia 8 de novembro.
Quanto aos óbitos por Covid-19 das últimas duas semanas, foram registrados cinco casos. Desses, 4 são de Manaus e 1 residente do município de Urucurituba.
Agora o que causa preocupação é que desses 132 pacientes internados, 96% (127) não possuem o esquema vacinal atualizado, incluindo a aplicação de doses de reforço.
Ainda dos 132 pacientes, 30% (39) pacientes não tinham tomado nenhuma dose da vacina, 5% (6) não informaram o status vacinal, e 65% (87) tomaram pelo menos 1 dose da vacina. Ainda entre os que tomaram 1 dose da vacina, 95% (83) também não têm esquema vacinal atualizado.
”Precisamos lembrar que a vacina é para reduzir o risco de agravamento dos casos e óbitos por Covid-19. Neste sentido, a FVS-RCP mantém o alerta para que a população busque atualizar o esquema vacinal, incluindo as doses de reforço”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Boletim de duas semanas
O boletim destaca que o Amazonas apresenta variação na média diária de casos de Covid-19, nos últimos 14 dias, com manutenção do “baixo risco” de transmissão da doença.
A variação sinaliza aumento na média diária de 135 casos para 137, com o pico de 198 casos registrados no dia 2 de novembro. Ao todo, foram 2.242 casos de Covid-19 nas últimas duas semanas.
Os gráficos apontam que a variação foi puxada, principalmente pelo cenário no interior.
No período analisado, houve redução de 36% (de 120 para 77 casos) no número médio diário de casos registrados na capital, e aumento de 275% (de 16 para 60 casos) no interior.
Em Manaus, nos últimos 14 dias, houve redução na ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e de leitos clínicos, tanto na assistência pública quanto privada. Atualmente, são 16 pacientes internados em leitos de UTI e 33 pacientes em leitos clínicos na capital.
A maior proporção de hospitalizações desses 14 dias foi na faixa etária de 60 a 79 anos, com 21% dos casos.
Quanto aos óbitos por Covid-19 das últimas duas semanas, foram registrados cinco casos. Desses, 4 são de Manaus e 1 residente do município de Urucurituba.
O boletim epidemiológico alerta ainda para a circulação da variante ômicron, do novo coronavírus, com maior proporção das sublinhagens BA.5.3.1 (90%).
No Amazonas, também foram identificadas duas novas sublinhagens da ômicron: BA.5.1.2 e BQ1.
Leia mais:
Estado do Amazonas alinha participação na Conferência da ONU