Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi/Semad), abriu nesta segunda-feira (7) as inscrições para a primeira turma do curso gratuito de Cuidador de Idoso – “Cuidadoso”. Os interessados podem se inscrever até esta terça-feira (8) ou até o preenchimento das 100 vagas disponíveis.
A pré-inscrição está disponível a partir das 10h no site oficial da FDT: www.manaus.am.gov.br/fdt. Após preencher a ficha com os dados solicitados, o candidato deve confirmar a inscrição por meio de um link enviado automaticamente ao e-mail cadastrado.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, ensino médio completo e realizar apenas uma inscrição por pessoa. O curso é inteiramente gratuito, incluindo material didático e certificado oficial.
Vagas e critérios de seleção
Serão ofertadas 100 vagas, sendo 60 para início imediato. Os demais inscritos formarão uma lista de espera, podendo ser chamados em caso de desistências ou ausências nas etapas de entrevista e seleção. As vagas são remanescentes do Edital nº 008/2024 do curso “Cuidadoso”.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destaca o compromisso da gestão com o cuidado à população idosa:
“Sob a liderança do prefeito David Almeida, temos investido na valorização da pessoa idosa e na formação de profissionais qualificados. Uma capacitação como essa, que em instituições privadas custa mais de R$ 2 mil, é oferecida gratuitamente pela prefeitura, com todo o material incluso.”
Sobre o curso “Cuidadoso”
Com carga horária de 320 horas, o curso é dividido em 220 horas de aulas teóricas e 100 horas de atividades práticas. O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e comportamentais voltadas ao cuidado humanizado, respeitando as limitações e incentivando o bem-estar da pessoa idosa.
A formação aborda temas fundamentais por meio de 10 módulos, entre eles:
-
Comportamento, ética e postura do cuidador
-
Patologias comuns no envelhecimento
-
Aspectos psicológicos do idoso
-
Cuidados odontológicos
-
Noções básicas de enfermagem
-
Espiritualidade e finitude
-
Nutrição e alimentação adequada
-
Direitos humanos e cidadania
-
Exercícios físicos e prevenção
-
Aspectos sociais e inclusão
Desde sua criação, em 2014, o curso já formou mais de 1.300 cuidadores em Manaus, promovendo qualidade e empatia no atendimento à pessoa idosa em domicílio, instituições de longa permanência e outras frentes de atuação.
Leia mais:
Aposentado de 107 anos atualiza documentos em Novo Airão