MANAUS (AM) – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai reforçar o atendimento em quatro zonas de Manaus com a inauguração de duas novas unidades e reinauguração de mais quatro, todas previstas para 2023. O objetivo é proporcionar à população manauara mais agilidade e conforto no acesso a assistência jurídica gratuita.
Para o defensor geral, Ricardo Paiva, o crescimento na demanda de atendimentos requer ampliação da estrutura física para concretizar o trabalho da Defensoria, que é estar cada vez mais perto das populações vulneráveis. “Esse é o público para o qual a instituição foi criada e essa ampliação, seja no número de unidades ou na readequação de espaços já existentes, é unicamente para estar mais perto e atender melhor o assistido, com conforto e tranquilidade na dinâmica do atendimento”, afirmou Paiva.
Para o mês de maio está prevista a reinauguração do Núcleo Criminal da DPE-AM, localizado na Avenida Umberto Calderaro, 678, Adrianópolis. O prédio teve readequação do layout, reforma na instalação elétrica, troca do forro, melhoria no sistema de prevenção e combate a incêndio, pintura e ampliação do estacionamento. A unidade fica a poucos metros do fórum Henoch Reis e terá, ao todo, 40 guichês de atendimento, além de sala de conferência e sala multifuncional.
Também para maio está prevista a inauguração da primeira unidade sustentável da Defensoria, na Rua Barroso, Centro, Zona Sul. Com estrutura feita de contêineres e aproveitamento inteligente da luz natural, ela terá dez guichês de atendimento, sala multifuncional e estacionamento. O projeto do espaço também foi desenvolvido para garantir acessibilidade e segurança para as Pessoas com Deficiência (PcD), com banheiros exclusivos e rampas de acesso.
Em junho, a população da Zona Norte tem previsão de contar com a reinauguração da unidade no Shopping Sumaúma, com estrutura mais ampla e com maior conforto. O local terá 13 guichês de atendimento e as obras estão em fase de finalização.
Seguindo o cronograma, em julho é esperado o retorno total das atividades na unidade Belo Horizonte, situada no Adrianópolis, na avenida de mesmo nome. No local, para que não houvesse transtorno aos assistidos com a suspensão dos atendimentos, a reforma foi dividida em partes e começou pelo térreo, com a instalação de divisórias e novos pontos elétricos. Após a adaptação dessa área, será feita a reforma no 1º e 2º andar.
Também para julho está previsto o retorno dos atendimentos na Casa da Cidadania, no bairro Adrianópolis, que abrange serviços voltados para Fundiário, Idoso e Direitos Humanos. Além da troca do telhado, pintura geral do prédio e substituição de esquadrias, também está sendo realizada a instalação de gradil externo para proporcionar mais segurança.
Na Zona Leste, uma nova unidade da Defensoria passará a funcionar no segundo semestre de 2023 dentro no Shopping Grande Circular, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José Operário. Após vistoria do espaço, o projeto está em desenvolvimento para adaptar a área, proporcionando conforto aos assistidos, servidores e membros.
De acordo com o diretor de Arquitetura e Engenharia, Telamon Firmino, a Defensoria tem atuado para ampliar as unidades de atendimento, sem deixar de priorizar as demandas da Instituição. “A equipe de engenharia e arquitetura da DPE-AM está se desdobrando para manter o cronograma de todas as obras e reformas nos prazos estabelecidos, pois entende que esse é o primeiro passo para que nós possamos manter a qualidade e atender a expectativa daqueles que procuram pelos serviços ofertados nessa nova etapa da Defensoria”, afirmou o diretor.
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão