Manaus (AM) – O Defesa Civil Alerta, uma ferramenta que usa a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS) para envio de alertas por celular, será ativada na Região Norte a partir desta semana.
No próximo sábado, 20 de setembro, residentes de 28 cidades receberão mensagens de demonstração para entender o funcionamento do sistema. A expansão da ferramenta para a Região Centro-Oeste está prevista para outubro.
No Amazonas, as cidades de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba receberão os primeiros alertas. As mensagens, enviadas pelas Defesas Civis Estaduais, serão integradas às redes de telefonia móvel da Região. O objetivo é familiarizar a população com o sistema, que estará disponível para toda a Região Norte a partir de 24 de setembro.
A mensagem que aparecerá na tela do celular será:
“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
Expansão do sistema em outras regiões
Os alertas de demonstração também serão enviados para 13 municípios da Região Centro-Oeste no dia 27 de setembro.
O sistema estará oficialmente disponível na Região Centro-Oeste em 1º de outubro de 2025, completando a implementação em todo o território nacional. A tecnologia já funciona no Nordeste desde junho de 2025 e nas regiões Sul e Sudeste desde dezembro de 2024.
Como funciona o Defesa Civil alerta
As mensagens do Defesa Civil Alerta são enviadas para todos os celulares compatíveis (redes 4G e 5G) em áreas com risco de desastres, conforme o mapeamento das Defesas Civis.
As notificações aparecem em primeiro plano na tela, funcionando como um pop-up. Elas sobrepõem outros aplicativos, chamadas ativas e até mesmo o modo silencioso. Para receber o alerta, nenhum cadastro prévio é necessário.
O sistema complementa outras ferramentas de alerta, como SMS e TV por assinatura.
O conteúdo das mensagens é definido pelas Defesas Civis estaduais e municipais.
Informações e Dados Oficiais
O Portal Anatel disponibiliza o Painel Interativo do Defesa Civil Alerta, que detalha o número de notificações emitidas no país, nível de gravidade, tipo de desastre, local de envio e histórico por período. O portal também oferece um guia completo sobre a ferramenta.
O projeto é coordenado pela Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da Anatel e conta com a colaboração do Ministério das Comunicações (MCom), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Cenad, Defesas Civis, operadoras de telefonia e empresas como Google e Apple.
Leia mais:
Anatel apura envio de alerta de terremotos por sistema do Google
Manaus recebe instalação de placas de alerta em áreas de risco
Governador do AM pede socorro ao governo federal contra fenômenos climáticos
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431