Manaus (AM) – Uma fiscalização realizada nesta quinta-feira (9/10) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Visa Manaus, com apoio do Procon Manaus e das polícias Civil e Militar, resultou na apreensão e inutilização de 13 mil litros de bebidas — entre cervejas e energéticos — armazenadas de forma irregular.
A ação integrou a operação “Zero Metanol”, iniciada na segunda-feira (6/10), com objetivo de monitorar e coibir adulterações em bebidas alcoólicas na capital amazonense.
Produtos vencidos e mal armazenados
Na operação, foram apreendidos 12,6 mil litros de cerveja de diversas marcas e cerca de 400 litros de energéticos em uma distribuidora no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O local foi autuado pela Visa Manaus por irregularidades sanitárias.
“Os produtos estavam avariados ou vencidos, sem identificação adequada e expostos em área aberta, sob sol e sem higiene”, explicou Maria do Carmo Leão, diretora da Visa Manaus.
Todo o material apreendido foi levado ao Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus (AM-010, km 19) para inutilização. A empresa responderá a Processo Administrativo Sanitário, com multa de 1 a 400 UFMs, no valor de R$ 145,37 por unidade, além de outras penalidades possíveis.
Risco à saúde pública
Segundo Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos, a ação é essencial para evitar que bebidas impróprias sejam distribuídas por engano ou de forma criminosa, colocando em risco a saúde coletiva.
Desde o início da operação, 20 estabelecimentos foram fiscalizados e quatro autuados por falta de licenciamento e problemas no acondicionamento dos produtos.
Metanol: risco grave de intoxicação
A Visa Manaus alerta que o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida pode causar intoxicação por metanol, substância altamente tóxica. Entre os principais sintomas estão:
- Visão turva ou perda de visão (inclusive cegueira);
- Náuseas, vômitos e dores abdominais;
- Sudorese e mal-estar generalizado.
A intoxicação por metanol é emergência médica grave, podendo levar à morte.
📞 Serviços de emergência e denúncias
Em casos suspeitos de intoxicação, é fundamental procurar unidades de emergência e acionar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM) pelos números:
📞 (92) 3305-4702 / 0800-722-6001
Outros canais:
- Disque-Intoxicação Anvisa: 0800 722 6001
- Centro de Controle de Intoxicações: 0800 771 3733
Para denúncias de bebidas irregulares:
📱 (92) 98842-8481 (8h às 13h)
📧 [email protected] (24h)
Leia mais:
Amazonas não tem registro de casos por intoxicação por metanol, diz SES-AM
PF e Vigilância agem em SP após intoxicação por metanol em bebidas
Operação “Zero Metanol” fiscaliza comércios de bebidas alcoólicas em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431