MANAUS (AM) – Começa nesta terça-feira (25), o 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor). Com o objetivo de debater a formação do jornalista no Brasil e buscar caminhos que possam aperfeiçoar cada vez mais a capacitação desses profissionais, o evento vai promover, ao longo dos três dias de duração, conferências, mesas-redondas, oficinas e palestras. O encontro, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é gratuito e aberto ao público.
Com programação extensa até o dia 28 de abril, o encontro ocorre no auditório Rio Negro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também no Centro Universitário do Norte (Uninorte) e no Centro Universitário Fametro, além da Faculdade Boas Novas.
Segundo o coordenador do evento, o doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, Allan Soljenitsin, o público-alvo das atividades são estudantes, professores e profissionais da área de jornalismo. No entanto, o encontro é aberto para profissionais de outras áreas.
“A sociedade em geral que é interessada na formação de jornalistas e na qualidade da informação que ela recebe pode participar sem nenhum problema”, enfatizou.
Programação
A abertura oficial do evento será realizada nesta terça-feira, às 19h, no Teatro Uninorte, localizado no Centro de Manaus.
Entre as atividades programadas estão a palestra com o tema “A Convergência e Metaverso no Jornalismo”, a conferência “Fatores que sitiam o jornalismo” e ainda a mesa-redonda sobre o fotojornalismo como ferramenta de denúncia e proteção do meio ambiente.
Participações
A 22º edição do ENEJor vai contar com diversos convidados especiais da área de comunicação. Uma das participantes será a jornalista e doutora em Ciências da Comunicação, Maria Elisabete Antonioli, que vai abordar o tema sobre a atuação do jornalismo nas redes sociais. Outro convidado é o Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social da Universidade de São Paulo (USP).
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus