Manaus (AM) – Em busca de impulsionar o turismo e promover o desenvolvimento socioeconômico da população do Amazonas, o governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a instalação de um posto para emissão de visto para os Estados Unidos no estado.
Caso a proposta seja aceita, o posto do Amazonas será o primeiro da região Norte e o quinto do Brasil, juntando-se aos já existentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília.
O Amazonas como ponto estratégico para o turismo
O governador ressaltou os motivos pelos quais o Amazonas está apto para receber a unidade de emissão de visto. Ele destacou que o estado é estratégico para viagens às Américas Central e do Norte, e a instalação do posto beneficiaria toda a região Norte do Brasil. Além disso, a cadeia produtiva do turismo seria favorecida, impulsionando a economia e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da população.
Veja o vídeo desse conteúdo:
Incentivo ao turismo local e atração de visitantes estrangeiros
Wilson Lima também enfatizou o trabalho do Governo do Amazonas para incentivar o turismo local. Uma das medidas adotadas foi a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis utilizados na aviação, o que incentivou a abertura de novos destinos aéreos a partir de Manaus.
De acordo com os dados de 2023, dos 55.930 turistas que já visitaram o Amazonas, 24% são estrangeiros, totalizando 13.487 visitantes. Os principais países de origem desses turistas foram os Estados Unidos (31,89%), Alemanha (10,99%), Colômbia (5,51%) e Suíça (3,51%). Entre os estados brasileiros, os principais emissores de turistas foram São Paulo (25,62%), Pará (21,60%) e Roraima (12,5%).
Amazonas como sede de eventos internacionais
Durante o encontro com o ministro, Wilson Lima aproveitou para oferecer o Amazonas como sede de eventos importantes, como as reuniões preparatórias para a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, na Amazônia brasileira, em Belém (PA). Essa proposta fortalece ainda mais o pedido pela instalação de um posto de emissão de visto na região.
Investimentos e impactos positivos no setor turístico
Para impulsionar o setor turístico, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), no último ano, foram destinados R$ 53,5 milhões para obras de infraestrutura turística, ordenamento, ampliação da malha aérea e capacitação de profissionais do turismo.
Segundo levantamento da Amazonastur, esses investimentos resultaram em uma injeção de aproximadamente R$ 170 milhões na economia do estado nos primeiros quatro meses deste ano. Além disso, houve um crescimento de 8,3% na movimentação turística em comparação com o mesmo período de 2022, segundo a secretaria.
Expansão da malha aérea e novos destinos
A ampliação da malha aérea tem no Amazonas possibilitam conexões diretas com destinos internacionais, como Panamá, Miami, Fort Lauderdale e Bogotá, com 13 frequências semanais.
Além disso, também houve expansão regional com voos comerciais para Barcelos, Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba, que agora têm ligação direta com a cidade de Manaus.