Plantio de oliveiras na Praça dos Remédios restaurada em Manaus
Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, participaram na tarde desta sexta-feira, 10/10, de um ato simbólico de plantio de oliveiras na Praça dos Remédios Manaus. A ação sinaliza o avanço final das obras de restauração completa do centenário espaço público.
David Almeida destacou o significado do ato, ligando o plantio à recuperação da dignidade do Centro.
“Estamos plantando uma oliveira aqui na Praça dos Remédios. Daqui a 100 anos essa árvore vai estar aqui. Hoje é um plantio histórico que simboliza a restauração completa. São presentes que nós estamos devolvendo para Manaus: devolver a dignidade, devolver o Centro para seus moradores, e, por intermédio das intervenções de assistência social, dar dignidade para as pessoas que antes viviam em situação de rua neste lugar”, afirmou David Almeida.
Integração Social e Resgate Histórico
A revitalização da Praça dos Remédios Manaus priorizou o componente social antes de focar exclusivamente na infraestrutura. O prefeito lembrou que, anteriormente ao início das obras, a prefeitura, via Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou um trabalho de assistência social com a população em situação de rua que ocupava o local.
A ação da Semasc garantiu:
- Escuta qualificada e encaminhamento para abrigos.
- Atualização cadastral e inclusão em programas de saúde e assistência.
O vice-prefeito Renato Junior reforçou que o projeto vai além das obras. “É uma gestão que cuida da revitalização do Centro, entregando esse espaço totalmente reformado, com paisagismo, iluminação e segurança, mas também cuida das pessoas que antes viviam aqui, entregando um albergue para elas”, destacou.
Restauro da Belle Époque em 5 mil m²
A praça, historicamente reconhecida desde 1856, quando figurava como “largo dos Remédios”, ocupa uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados. O projeto da Seminf preserva e restaura elementos originais da Belle Époque manauara.
Portanto, o restauro técnico abrange:
- Recomposição da pavimentação em pedra portuguesa e dos mosaicos.
- Limpeza do monumento central com jato d’água e recomposição de pilares ornamentais.
- Modernização da iluminação e novo paisagismo com espécies nativas.
A entrega da nova Praça dos Remédios Manaus está confirmada para o dia 24 de outubro, marcando o 356º aniversário da cidade.
“A mudança chegou e veio para ficar. No aniversário da nossa cidade, esse será um dos presentes que vamos entregar aos manauaras: um centro revitalizado, vivo e digno para todos”, concluiu o prefeito.







LEIA MAIS:
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431