Manaus (AM) – Um incêndio de grandes proporções consome as fábricas Effa Motors e Valflm da Amazônia, no Distrito Industrial II, em Manaus, há mais de 20 horas.
As chamas, que começaram na tarde de terça-feira (5), continuam se alastrando pelos galpões. A situação é agravada pela presença de materiais altamente inflamáveis, como combustíveis, pneus, componentes plásticos e produtos industriais tóxicos, que alimentam o fogo e dificultam o trabalho das equipes de combate.
Corpo de Bombeiros
Desde o início da ocorrência, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atua intensamente para conter o avanço do fogo. Ao todo, 148 militares e 26 viaturas estão empenhados na operação, utilizando água, espuma (LGE – Líquido Gerador de Espuma) e até uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) para monitoramento aéreo.
Mesmo com os esforços das equipes de combate a incêndio, o fogo continua intenso e sem controle. A estrutura dos prédios e os materiais armazenados dificultam o trabalho. O principal objetivo agora é evitar que as chamas se espalhem para as empresas vizinhas.
Diversas companhias do Distrito Industrial II têm contribuído com o fornecimento de água e outros insumos para apoiar os bombeiros. A primeira viatura foi acionada às 12h10 e chegou ao local às 12h22 de terça-feira, dando início a uma das maiores operações de combate a incêndio dos últimos anos na capital amazonense.
As causas do incêndio ainda serão investigadas.
Veja o vídeo:
Leia mais:
Mais de 140 bombeiros e 26 viaturas combatem incêndio em fábricas de Manaus
Incêndio de grandes proporções atinge empresa no Polo Industrial de Manaus
Incêndio em Manaus está controlado e sem risco de propagação, afirma Corpo de Bombeiros