Manaus (AM) – Um comércio localizado na rua dos Barés, no Centro, zona Sul de Manaus, foi interditado e lacrado pela prefeitura nesta sexta-feira (10) por vender açaí em condições totalmente insalubres, sem higiene ou preparo adequado.
Materiais e equipamentos enferrujados, armazenados de forma inadequada em ambiente sujo, foram apreendidos no local, comprometendo a segurança alimentar.
Produtos irregulares e uso de corantes proibidos
A fiscalização da Visa Manaus identificou também o uso irregular de corantes para alterar a cor e a consistência do açaí, além de produtos sem procedência.
“Encontramos falta de higiene, ausência de condições estruturais para produção de alimentos e produtos mal armazenados. Também havia corantes indevidos para alterar o espessamento e a coloração do açaí”, explicou a fiscal Cristiane Ruwer.
Apoio de outros órgãos na fiscalização
A ação contou com o apoio da Semacc, Guarda Municipal de Manaus e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Segundo o diretor da Semacc, Jorge Pimentel, o estabelecimento funcionava de forma clandestina, representando risco à saúde pública.
“Consumir açaí dessas condições pode causar contaminação e complicações. É um alerta à população para consumir produtos com procedência segura”, afirmou.
Orientação à população
O diretor reforçou que o açaí, produto típico da culinária amazônica, deve ser consumido apenas quando produzido de forma segura e higienizada.
“Fica o alerta: verifique sempre a procedência do açaí. Ele é parte do nosso cardápio, mas precisa ser seguro para consumo”, concluiu Jorge Pimentel.
Leia mais:
Fiscalização apreende suplementos alimentares vencidos em Manaus
Fiscalização apreende 13 mil litros de bebidas irregulares em Manaus
Fiscalização interdita três estabelecimentos em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431