Manaus (AM) – O Manaus Airport, sob gestão da VINCI Airports, inaugurou novas obras do terminal nesta sexta-feira (12). Agora, os passageiros contarão com um sistema automatizado que trará mais comodidade e segurança, além de reduzir as filas no embarque. A novidade foi apresentada com a presença de autoridades estaduais e municipais do Amazonas.
O sistema automatizado é exclusivo para o acesso ao embarque doméstico, e o aeroporto também passou por uma reestruturação para melhor atender aos voos internacionais.
Com a implementação do moderno sistema de autenticação de cartões de embarque, chamado BCBP (Bar-Coded Boarding Pass), os passageiros de voos domésticos poderão acessar a área de inspeção de forma mais rápida e segura. Basta a leitura do código de barras do cartão de embarque, impresso ou no celular.
Contrato de concessão
Essas melhorias fazem parte do contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e representam apenas a primeira etapa de um conjunto de obras que serão realizadas no terminal de Manaus nos próximos 17 meses.
Karen Strougo, Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, destaca a importância dessas obras para oferecer serviços de qualidade aos passageiros e proporcionar uma experiência agradável em um aeroporto moderno e de alta qualidade.
Hub Aéreo da Amazônia
O governador Wilson Lima destacou em coletiva na sexta-feira (13), durante a inauguração do sistema automatizado, que a posição estratégica do Amazonas dá condições para que o estado se torne um hub aéreo da Amazônia, a partir do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Na ocasião, Wilson Lima reforçou que o Governo do Amazonas tem incentivado as companhias aéreas a criarem novas rotas interligando o interior com a capital e o Amazonas com outros países.
Entre as iniciativas está a redução do ICMS sobre os combustíveis de aviação, o que também tem contribuído para movimentar a economia a partir do turismo, que é vocação do estado.
Além do governador do Amazonas, participaram da cerimônia a diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, Karen Strougo; o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio; e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Osvaldo Cardoso, representando o prefeito de Manaus, David Almeida.
Aeroporto de Manaus
O Aeroporto de Manaus é um dos principais aeroportos da região Norte do país e, atualmente, integra a rede VINCI Airports, considerada principal operadora privada de aeroportos do mundo, operando mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas.
A VINCI Airports é a principal operadora privada de aeroportos do mundo, operando mais de 65 aeroportos em diferentes países. Seu compromisso com a qualidade e sustentabilidade ambiental é evidente em suas estratégias e metas para alcançar emissões líquidas zero em toda a rede até 2050.