MANAUS (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), levou nesta quinta-feira (16) assistência técnica aos pescadores de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) engajados na pesca manejada do mapará no Complexo de Lagos do Rei.
Na ocasião, o diretor-técnico do Idam, o engenheiro de pesca Radson Alves, participou da atividade auxiliando na extensão pesqueira realizada para os pescadores artesanais do município. Os pescadores receberam orientações quanto à quantidade de malhadeiras e tamanho das malhas utilizadas, monitoramento e biometria das espécies capturadas, e também apoio no cumprimento das regras de pesca estabelecidas para a região.
O Instituto esteve presente em todas as etapas que antecederam o início da pesca manejada, como o estabelecimento das regras e áreas de pesca permitidas, o cadastramento dos pescadores artesanais e a rodada de negócios para definição do preço mínimo de comercialização. Outro destaque é que o evento marca o fim do período de defeso da pesca artesanal que iniciou em 15 de novembro do ano passado se estendendo até o dia 15 de março deste ano.
De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto, mais de 200 canoas e 600 pescadores estão atuando na atividade este ano e a expectativa é de serem capturados cerca de 280 toneladas de mapará, o que pode gerar uma renda de aproximadamente R$ 2 milhões.
*Com informações da assessoria