MANAUS (AM) – Nesta quinta-feira (4), o engenheiro civil Marcellus Campelo, foi nomeado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), como secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas. Desde o início de janeiro, quando o governador anunciou uma reforma administrativa, já se sabia que Campelo retornaria como secretário. A criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas ocorreu na semana passada, juntamente com a criação das secretarias de Energia, Mineração e Gás e de Desporto e Lazer.
A reforma administrativa enviada à Assembleia Legislativa do Amazonas incluiu outras mudanças na estrutura da administração do governo. Marcellus Campêlo, 52 anos, é engenheiro civil, especialista em saneamento básico. Exerce, desde 2019, o cargo de coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que gerencia as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
A eficiência e expertise acumulada pela UGPE na gestão do Prosamin+, sobretudo a rapidez na elaboração e execução de projetos, hoje reconhecido como referência para Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dentre os projetos que a instituição financia, trouxe também para a UGPE os convênios voltados a obras de infraestrutura firmados com os municípios.
Reconhecido pelo seu perfil técnico com ênfase em planejamento, Marcellus Campêlo acumula larga experiência, desde 2000, em cargos públicos na Prefeitura de Manaus e no Governo do Estado. No Governo do Estado assumiu, pela primeira vez, a UGPE entre 2015 e 2017. Em 2019, na gestão de Wilson Lima, assumiu a Secretaria Executiva da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) respondendo, ao mesmo tempo, pela UGPE.
LEIA MAIS:
- Justiça determina remoção de Indígenas de área disputada com donos da Rede Amazônica
- Tarifa de Ônibus em Manaus salta para R$ 6 e gera impacto
- Tio é preso suspeito de estuprar o sobrinho de 9 anos no interior do AM
- Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira no AM
- Polícia procura por casal que desapareceu na zona rural de Rio Preto da Eva