Neste domingo (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. A bebida queridinha do brasileiro, além de saborosa, oferece uma série de benefícios à saúde, quando consumida de forma moderada.
Segundo a nutricionista do Super Nova Era, Lívia Ribeiro, para que o café tenha efeitos positivos no organismo, a recomendação é ingerir até 400 miligramas da bebida por dia, quantidade equivalente a cerca de três a quatro xícaras pequenas. Para as pessoas sensíveis aos efeitos da cafeína a orientação é ficar atento aos horários de consumo.
Emagrecimento
O café, diz ela, pode ser um importante aliado no emagrecimento e na melhora do desempenho durante o exercício físico. Lívia Ribeiro explica que as pesquisas apontam que a ingestão do café uma hora antes do treino ajuda a pessoa a ter mais energia. Isso porque os componentes da bebida atuam no sistema nervoso central, estimulando a produção de endorfina.
Em relação ao emagrecimento, o café ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de gordura.
“A cafeína, um dos principais componentes da bebida, aumenta os níveis de adrenalina no sangue, o que acaba diluindo as células de gordura, porém precisa movimentar o corpo para que essa queima aconteça”, disse.
Benefícios para o intestino
Outro benefício é a melhora do funcionamento do intestino.
“O café ajuda a liberar hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos, aumentando as contrações que empurram os resíduos para fora do organismo, ajudando no trânsito gastrointestinal”, frisa.
Memória
O café contribui, ainda, no funcionamento da memória.
“A cafeína melhora as sinapses, conexões dos neurônios no cérebro, o que confere uma ação de neuroproteção e, consequentemente, a preservação da memória”, acrescenta.
Segundo a nutricionista, as substâncias antioxidantes presentes no café também estão relacionadas a benefícios para a saúde cardiovascular.
Livia acrescenta, ainda, que é importante saber escolher o café e o método de preparação adequado para aproveitar ao máximo os benefícios. Na hora de escolher o ideal é optar por grãos frescos e 100% arábica, considerados cafés mais puros. Para saber a qualidade é preciso ficar atento a certificação presente no rótulo dos cafés.
Filtro de papel
Em relação ao preparo, a nutricionista sugere o filtro de papel. Para ela o método filtrado é mais saudável.
“Dessa forma a pessoa estará aproveitando os benefícios do café de forma mais saudável”.
Lívia Ribeiro
Leia mais notícias no portalmeuamazonas.com.br