Manaus (AM) – Um motorista de transporte alternativo fugiu durante uma fiscalização da Prefeitura de Manaus, após agentes identificarem indícios de falsificação em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A abordagem ocorreu na avenida Mandii, no Distrito Industrial, zona Sul da cidade.
Durante a operação, os agentes constataram que a CNH apresentada pelo condutor possuía características diferentes de um documento original, como cor, dimensões e elementos gráficos. Ao perceber que o documento seria verificado com mais rigor, o motorista aproveitou um momento de distração e se evadiu do local.
Além da suspeita de falsificação do documento, o micro-ônibus apresentava falta de manutenção, incluindo um pneu visivelmente rasgado. O veículo foi apreendido e removido ao parqueamento do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
A operação faz parte das ações regulares do IMMU para combater o transporte irregular e garantir mais segurança aos usuários. No total, foram fiscalizados 35 veículos, resultando em duas autuações e uma apreensão.
Falsificação de documento gera multa de até R$ 72 mil
De acordo com a Lei Municipal nº 2.898, de 2022, adulterar documentos públicos ou privados gera multa de 500 UFMs (Unidade Fiscal do Município), o que equivale a R$ 72.685.
O chefe da Divisão de Fiscalização de Transporte do IMMU, Waldir Júnior, explicou o objetivo da operação:
“Estamos nas ruas todos os dias para fiscalizar os modais de transporte, sempre buscando a melhoria dos serviços prestados. Na ação de hoje, ao abordarmos um micro-ônibus, chamou a atenção o formato da CNH, que visivelmente não parecia ser original. É importante orientar os motoristas que cumpram todas as determinações da administração municipal e obedeçam à legislação para evitar transtornos”, destacou.
Leia mais:
Corpo de homem é encontrado no Rio Negro com sinais de violência