Manaus (AM) – O Governo do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (25), o Mutirão da Cidadania para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento acontece até 5 de setembro em todos os Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus.
A ação é organizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e tem como objetivo facilitar o acesso ao novo documento.
Quem pode ser atendido
O mutirão é exclusivo para pessoas que realizaram o agendamento no dia 20 de agosto, nos Centros de Convivência Magdalena Arce Daou (Compensa), Teonízia Lobo (Amazonino Mendes) e Ceti João dos Santos Braga (Nova Cidade).
Quantidade de senhas distribuídas
Segundo a Sejusc, foram liberadas mais de 5 mil senhas individuais e intransferíveis para a emissão da CIN. O atendimento é realizado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) nos PACs das zonas norte, sul, leste, oeste e centro-oeste.
Benefícios para a população
Moradores que participaram destacaram a agilidade do serviço. A enfermeira Ana Paula Normando, atendida no PAC Compensa, afirmou que o mutirão trouxe rapidez e praticidade. Já a cozinheira Maria Elineuza, no PAC Studio 5, ressaltou a importância de manter o documento atualizado.
O que muda com a nova CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional reúne informações de outros documentos em versão digital, oferecendo mais segurança e praticidade em atendimentos de saúde, educação e trabalho.
O Amazonas já emitiu mais de 760 mil CINs desde 2023, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, sendo o segundo estado da região Norte com maior número de emissões.
Leia mais:
Mutirão em Manaus oferece emissão gratuita de documentos essenciais